Historia da educação no periodo colonial

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
A Historia da Educação no Brasil Colonial


Crislaine Pessoa
Prof° Selma Adão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Curso de Pedagogia – PED 0640 – Historia da Educação
09/09/2012


Resumo

Com os estudos da Historia da Educação, podemos notar que em todos os períodos, a educação sempre foi vista como um método de autoridade. A Historia da Educação no Brasil tem comopreponderância os princípios e as diretrizes da
História da Educação em geral.
Aconteceram muitos avanços importantes para a educação no Período Colonial, mas também houve uma época de estagnação. O período Colonial inicia-se no ano de 1549 com a excussão do ensino religioso até a expulsão dos jesuítas em 1759 e estende-se ate 1808 com o período pombalino e a transferência da Família Real para oRio de Janeiro.


Palavra Chave: Período Colonial, História da Educação, Jesuítas.


1 Introdução

Este trabalho visa mostrar a Historia da Educação no Brasil no Período Colonial.
No Período colonial aconteceu à vinda dos jesuítas para o Brasil, os jesuítas foram de muita importância para o nosso modelo educativo. Os jesuítas abriram escolas de ler e escrever e também a praticaagrícola, marcenaria e ferraria. Uma escola para ricos e também para quem não tinha condições e trouxeram um principio de educação através da arte. Depois de 20 como mentores da educação brasileira, foram expulsos do Brasil pelo Marques de Pombal. A educação Pombalina tinha como característica simplificar e abreviar os estudos. Dessa forma a educação permaneceu estagnada e os professores eram malpreparados.
Com a chegada da Família real ao Brasil ocasionou a organização conservadora do império escravocrata e a manutenção de estruturas sociais e legais centradas na desigualdade. E sempre aqueles que tinham uma melhor condição, tinham acesso a melhor educação como nos dias de hoje.

2 Contexto Histórico

2.1 Período Jesuítico (1549 - 1759)

A educação dos índiosfoi interrompida com a chegada dos jesuítas ao Brasil. Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549. Comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, 15 dias após sua chegada criaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, com apenas 21 anos. Irmão Vicente tornou-se o primeiro professor em terras brasileiras, e durantemais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.
Os jesuítas se dedicaram no Brasil à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Logo perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e, em 1570, vinte e um anos depois da sua chegada, já eram compostos porcinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
Os jesuítas chegaram por aqui e não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia, eles trouxeram também métodos pedagógicos. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito porInácio de Loiola, o Ratio Studiorum. O sistema de ensino montado pela Ordem era orientado para a formação dos seus sacerdotes. Por outro lado, seus colégios ocupavam-se de preparar indivíduos da elite para estudos superiores em universidades européias,  de modo que colaboraram para a formação dos futuros bacharéis que viriam a compor os quadros  da administração local. Além desse trabalho,desenvolveram uma ação evangelizadora voltada para a catequização dos índios e da população branca, e fundaram várias escolas destinadas à população masculina branca. 

Quanto às mulheres, mesmo das famílias  mais  abastadas, raramente recebiam instrução escolar, e esta limitava-se às aulas de boas maneiras e de prendas domésticas. As crianças escravas, por sua vez, estavam excluídas do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da educação no período colonial
  • A educação no periodo colonial
  • Educação no período colonial
  • Educação no período colonial
  • educação no periodo colonial
  • Os jesuítas e a educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro
  • Jesuítas e a educação no período colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!