Historia da educação física

Páginas: 23 (5589 palavras) Publicado: 10 de março de 2012
“RUMOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
O QUE FOI, O QUE É, O QUE PODERIA SER”

Tarcísio Mauro Vago

Resumo

Neste artigo, procuro discutir os percursos históricos da Educação Física como componente curricular, abordando questões de sua prática escolar nos diferentes níveis de escolarização, o risco de seu desaparecimento, considerando desafios e possibilidades para aorganização do seu ensino a partir de uma concepção dos professores e alunos como sujeitos praticantes e da escola como lugar de produção de cultura.

Abstract

This paper discusses the historical background of Physical Education as part the School curriculum. The author considers the matters of Physical Education practice in different levels of schooling, and the risk of its disappearance,taking into account the challenges and possibilities of the organisation of Physical Education teaching from the conception of teachers and students as active subjects and the School as a sphere of culture production.

Introdução
As reflexões que aqui exponho são algumas dentre tantas outras possíveis, e não as considero prontas, mas em permanente (re)elaboração. São fruto de minhas práticasescolares, de estudos que venho realizando e de leituras de outros(as) estudiosos(as) da educação e da educação física.
O ponto de partida que escolhi é esse: os rumos que estamos dando e ainda vamos dar à educação, à educação física e, mais amplamente, à sociedade da qual somos sujeitos, são diária e permanentemente construídos nas e por meio das nossas práticas socioculturais. Por isso, creioser de fundamental importância ressaltar a presença dos homens e das mulheres como responsáveis, em primeira e em última instâncias, pelos seus destinos históricos. Estou entre os que consideram essencial (re)colocar os sujeitos sociais no centro da história, percebendo-os como construtores, agentes, enfim, como produtores da história, rechaçando a idéia de que homens e mulheres não passariam demeros fantoches guiados por forças que lhes são sempre superiores, que lhes determinam os seus desejos, as suas vontades, aquilo que seria certo ou errado. Assumo o que escreveu o pensador Ulisses: “Sou humano e não afasto de mim nada que seja humano”. Então, trazendo isso para o tema, é possível dizer: o que fomos, o que somos e o que podemos vir a ser: tudo isso é obra de seres humanos decarne e osso, desejos, vontades, paixões, iras, enfim, de todos os sentimentos que constituem os seres humanos, e dos quais não podemos nos afastar.
Referenciando-me em Michel de Certeau, creio que é preciso considerar e dar visibilidade às táticas postas em ação pelos sujeitos praticantes ao inventarem o cotidiano, como ele escreveu, e, em tal invenção, os modos de fazer, de produzir e de viveras práticas culturais. Sujeitos praticantes, é o que somos.
Concordo também com o que escreve Roger Chartier: é essencial “restaurar o papel dos indivíduos na construção dos laços sociais”. Essa restauração (ou, antes, instauração) exige que realizemos três deslocamentos, que esse estudioso considera fundamentais no modo de ver e de fazer história: deslocar-se “das estruturas para as redes, dossistemas de posições para as situações vividas, das normas coletivas para as estratégias singulares” pensadas e praticadas pelos sujeitos.
Ao realizar esses deslocamentos, é possível lançar um outro olhar para a história: “o olhar se desviou das regras impostas para as suas aplicações inventivas, das condutas forçadas para as decisões permitidas pelos recursos próprios de cada um [e dosdiferentes grupos sociais, acrescento]: seu poder social, seu poder econômico, seu acesso à informação” . Trata-se de uma opção política que procura dar visibilidade às práticas dos sujeitos sociais, que sabe da necessecidade de “reconhecer a maneira como os atores sociais investem de sentido suas práticas e seus discursos” percebendo, então (e aqui está o que considero fundamental) “a tensão entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Educação fisica
  • Educação Fisica na Pré-História
  • Historia de educacão fisica
  • Historia da educação fisica
  • História da Educação Física no Amazonas
  • história da educação física na grecia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FISICA
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!