historia da arte

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Trazer a representação do mundo real para dentro de seus romances era o grande desafio dos escritores no século XIX. Victor Hugo, Baudelaire, são alguns que saíram a campo para observar o homem emseu habitat.
O resultado é uma descrição do tumultuado e nervoso universo que compunha as cidades de Londres e Paris. Capitais de duas grandes nações do velho mundo, mas que pela pena do romancista,nos traz um agudo olhar sobre até onde sonhos podem ser desfeitos, despertados para a dura realidade das ruas. Com diz Bresciani: “colocaram-se na posição de observadores das cenas de rua. E, nas ruas,a multidão é uma presença” (p.8)
A multidão frenética de dia era composta de figuras das mais diversas. Os trabalhadores dos escritórios que contavam os passos à espera do horário do trabalho, oscarregadores que corriam desajeitados, as lavadeiras com suas trouxas de roupa, os carteiros de porta em porta. “A multidão, sua presença nas ruas de Londres e Paris do Sec.XIX, foi considerada peloscontemporâneos como um acontecimento inquietante.” (p.10)
O processo industrializador além de proporcionar mudanças políticas e econômicas na Europa, também influenciou no cotidiano das pessoasprovocando transformações em suas atitudes como diz Bresciani (1984): “Gestos automáticos e reações instintivas em obediência a um poder invisível modelam o fervilhante desfile de homens e mulheres.” Estamudança além de transformar as ações, modifica o cenário da Europa: “a paisagem urbana uma imagem freqüentemente associada às idéias de caos, de turbilhão, de ondas, metáforas inspiradas nas forçasincontroláveis da natureza.” (p.10)
Para Benjamin que foi um estudioso que se dedicou a multidão e ressalta a importância decisiva do olhar para quem vive nas grandes cidades. Para ele a vida cotidianaassume a dimensão de um permanente espetáculo. Onde o olhar é a maneira mais interessante de analise e conhece a multidão individualizada num olhar focando.
Um ponto interessante é o acaso que é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte- arte romana
  • HISTÓRIA DA ARTE VIVENCIANDO A ARTE
  • História da arte, arte nouveau
  • História da Arte e o Ensino da Arte
  • Arte e história
  • Historia da arte
  • História da arte
  • historia da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!