historia da arte

Páginas: 14 (3473 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
CEAP – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TURMA: 2ARQV
PROFESSORA: ELANE
ALUNO: DIEGO BRUNO DE MELO BRITO
DATA: 11/09/2013

Estética e História da Arte: Estudo dirigido – Unidade I
Atenção: Responda as questões com suas palavras e sua compreensão dos estudos dos textos da Unidade I. Esses estudos ajudarão no entendimento do conteúdo e na preparação paraas provas e avaliações.

1 – Sobre Criatividade:
1.1 – Explique o que caracteriza uma obra criativa.
RESPOSTA: Quando a obra trás algo novo, que muda a percepção de algo que nós não conseguíamos perceber. Não bastando ser novo, mas que abrange que seja relevante a dado problema.
1.2 – O que torna a criatividade uma atividade exclusivamente humana?
RESPOSTA: Pela busca incessante de respostapara enigmas da vida e explorar assuntos desconexos, buscar o novo através da imaginação, inspiração. Explorar temas diversos pela nossa capacidade de raciocinar.
1.3 – Como a criatividade pode ser desenvolvida?
RESPOSTA: Através de ambientes escolar, familiar, sociais, ofereçam exercícios para o desenvolvimento da criatividade, sem temor de errar ou de ser repreendido. Ambientes esses que dêênfase a exploração de pensamentos contrários para a busca de novidades.
1.4 – Qual a sua compreensão de criatividade e a relação com a Arquitetura e Urbanismo?
RESPOSTA: Devemos buscar nossa base criativa em conhecimento teórico, como a historia da arquitetura, como empírico vendo e analisando tudo ao nosso redor. A criatividade para projetar deve esta diretamente ligada à forma de contemplar oproblema de construir, buscando as necessidades humanas aliando aos materiais para dar formas e funções mais apropriadas, buscando uma harmonia artística da obra.
2 – Sobre Estética:
2.1 – Explique o conceito de Estética a partir do campo da Arte.
RESPOSTA: Exprimi a beleza, o estilo de determinado período pela diversas características formais no conjunto.
2.2 – Qual a concepção de belo paraPlatão e a relação com a estética normativa clássica?
RESPOSTA: Platão coloca a beleza como a única ideia do mundo, colocando como ideal essencial e sensível. A estética normativa clássica institui regras e qualidade para buscar o ideal de belo para tornar o objeto mais agradável para o sujeito que o percebe.
2.3 – Explique a percepção de belo para Hume, Kant e Hegel.
RESPOSTA: Para Hume: Coloca apercepção de belo como uma coisa subjetiva, relativa de pessoa a pessoa sendo impossível de discutir pelas divergências de percepções;
Para Kant: Coloca belo como um senso comum, universal, que agrada a todos mesmo não conseguindo justificar intelectualmente, o objeto belo tem que causar prazer no sujeito sendo que esse mesmo sentimento reside no sujeito. Ele coloca o belo no meio do antagonismoentre objetivo e subjetivo e não há regras que podemos coloca-lo.
Para Hengel: Ele coloca no contexto histórico o conceito de belo. Depende do que se passa no momento que a percepção de belo foi feita através da visão do mundo e da cultura do tempo que se faz a análise.
2.4 - Atualmente, como podemos entender essa discussão sobre o belo, beleza e objeto belo?
RESPOSTA: Atualmente belo é aqualidade de determinados objetos que são únicos a nossa percepção. A beleza a percepção total de um sentido ao sensível. O objeto belo é sensível a percepção da experiência estética, sendo único e com um propósito atingido, que leva consigo um significado dessa experiência.
2.5 – Quando um objeto artístico pode ser considerado feio?
RESPOSTA: Quando um objeto é mal feito, fugindo ao seu propósito,sendo assim não se considera uma obra de arte.
2.6 – Explique como se realiza o gosto quando se trata do julgamento estético.
RESPOSTA: O gosto é mais subjetivo, mais interessado em conhecer, se entregar as particularidades tendo a capacidade de julgar sem preconceitos, fazendo justiça e universalidade se comunicando pelo julgamento.
2.7 – Explique a experiência estética.
RESPOSTA: É a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte- arte romana
  • HISTÓRIA DA ARTE VIVENCIANDO A ARTE
  • História da arte, arte nouveau
  • História da Arte e o Ensino da Arte
  • Arte e história
  • Historia da arte
  • História da arte
  • historia da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!