Historia da arte Gombrich resenha cap 2

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Fora a arte egípcia que influenciara a grega, que por sua vez, influenciara toda a cultura ocidental; portanto, a arte egípcia é de extrema importância para nós. Os egípcios tinham em sua basereligiosa o culto a vários deuses, e acreditavam na vida após a morte. Sobretudo acreditavam em reencarnação, e por isso precisavam conservar seus corpos e suas riquezas até quando reencarnasse e voltasse àvida. E daí nasce um dos planos mais audaciosos do homem, as pirâmides, os monumentos mais engenhosos da antiguidade, que até hoje são maravilhados pelos seus visitantes.

Segundo Gombrich:

“Defato, sabemos que as pirâmides tinham sua importância prática aos olhos dos reis e seus súditos. O rei era considerado um ser divino que tinha completo domínio sobre eles e, ao partir deste mundo,voltava a ascender para junto dos deuses donde viera. As pirâmides elevando-se para o céu ajudá-lo-iam provavelmente a fazer sua ascensão”.

Aqui o autor ilustra o papel do faraó na civilizaçãoegípcia. O faraó era mais do que uma simples figura monárquica, muito mais do que um líder carnal. Ele era o representante de Deus na terra (falo deus com “D” maiúsculo não como o Deus cristão, mas sim comoum Deus soberano, geralmente o deus que seus faraós devotavam). Ele unia o útil ao agradável.
A forma mais característica de se mostrar o tamanho de seus poderes na antiguidade era baseada nagrandiosidade de seus monumentos. Os egípcios tinham um cuidado especial com a morte, então porque não dedicar o seu maior monumento a ela?
As pirâmides eram câmaras mortuárias preparadas especialmentedurante a vida do faraó para a sua morte. As paredes eram apontadas para o céu, com objetivo de facilitar a ascensão do faraó para uma dimensão superior. Mas o que importava mesmo era o que ficava nasbases. A câmara mortuária do rei se estendia em várias outros compartimentos, como se fosse uma morada. Segundo a mitologia egípcia era ali que o faraó iria viver após sua reencarnação, junto de todas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Historia da Arte Gombrich cap 4 e 5
  • Resenha história da arte
  • A história da arte
  • historia da arte cap 4 Gombrich
  • história da arte de Gombrich cap 1 ao 5
  • fichamento cap 5 historia da arte gombrich
  • Resenha da Introdução
  • História da arte (gombrich)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!