Historia da alimentação e nutriçao

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
O homem primitivo encontrou na natureza, elementos que se tornaram a base da nossa alimentação. No inicio, sua sobrevivência dependia do que eles encontravam, e basicamente alimentavam-se apenas de raízes e frutos silvestres. Tempos depois, com a domesticação dos animais e a cultivação dos próprios alimentos, a sociedade e suas culturas foram se definindo.
O tipo de alimentação forma o pontoinicial para a divisão das sociedades tradicionais, como no caso do arroz na Ásia Oriental, o trigo na Europa e o Milho na América.
Com a primeira onda de globalização, o homem teve impulsos para cruzar os oceanos e conhecer novos lugares e obter novos alimentos. Ja com a industrialização os alimentos frescos cederam seu espaço no comercio e nas mesas das pessoas para produtos que podiam sertransportados e que duravam mais tempo, os produtos industrializados.
A história da alimentação vai além do ato de comer e saciar a fome, para alguns historiadores a comida representa a manifestação da organização social, e dos costumes, um registro do modo de se pensar do mundo em qualquer que seja a sociedade.
Hoje em dia os alimentos não são apenas comidos mais também pensados, a comida possuium significado simbólico. E a cultura discrimina o que se deve ou não comer para cada tipo de pessoa e para cada estágio do seu ciclo de vida ou estado do seu organismo. Na medida em que diferentes grupos e categorias nacionais, étnicas ou regionais elegem.
Pois através do alimento, podemos identificar, uma sociedade, uma cultura, uma religião, estilo de vida, classe social, um acontecimento, ouuma época.
Aqui no Brasil, a história da alimentação ainda está no começo sendo uma novidade, apesar de poucos os trabalhos desenvolvidos, acreditamos que em breve este tema se desenvolverá rapidamente por se enquadrar dentro da nova perspectiva da história.
A relação do alimento com a saúde está se tornando mais ampla, pois cada vez mais, novas pesquisas retratam como a alimentação podeinterferir no processo saúde e doença, nos tornando mais imunes ou mais vulneráveis as enfermidades.
Este é um dos motivos que levam as pessoas a desenvolverem novos hábitos alimentares ou adequar o antigo as novas tendências. Outro motivo é a estética que fazem as pessoas optarem por alimentos com poucas calorias, com mais fibras, ou seja, os que ajudam a emagrecer.
A gastronomia está intimamenterelacionada ao processo da dietética. E o caso dos cozimentos rápidos ligados à descoberta das vitaminas pelos nutricionistas ou a repentina valorização dos vegetais. No cardápio dos restaurantes a diminuição do consumo de carnes gordas e a grande quantidade de açúcar e manteiga.
Estudos apontam que a profissão de nutricionista, teve seu inicio no final da década de trinta, mas a profissão denutricionista foi regulamentada em 24 de abril de 1967.
Segundo asbran (1991), a contextualização histórica mundial da profissão de nutricionista, remete ao primeiro curso universitário de dietista, realizado em 1902 na universidade de Toronto no Canadá. Segundo o instituto nacional de estudos e pesquisa, uma pesquisa realizada em agosto de 2009, aponta no total de 391 cursos de graduação emnutrição, existentes no Brasil, São Paulo é o estado com maior numero de cursos, com um total de 108 cursos, equivalente a 27% do numero total de cursos em todo território nacional. Não apenas São Paulo, mas muitos estados tiveram aumento nos cursos de graduação na área da saúde. Esse crescimento no número de cursos de graduação nessa área tem haver com a busca pela qualidade de vida, melhorias emhábitos alimentares, que consequentemente, aumentou a procura por profissionais qualificados. Segundo o conselho federal de nutricionista (CFN), em 1989 existia uma contingente de 11.898 nutricionistas no Brasil, ou seja, um nutricionista para cada 11.500 habitantes, nas ultimas décadas, esse numero de profissionais vem crescendo bastante.
Baseado em estudos feitos pelo CFN, entre 1989 e 2007...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da nutrição e da alimentação
  • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
  • Alimentação e Nutrição
  • Nutrição e Alimentação
  • Alimentação e nutrição
  • alimentacao e nutricao
  • alimentacao e nutrição
  • Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!