Historia Comtemporania I

353 palavras 2 páginas
1- Leia o trecho abaixo, retirado do texto indicado para leitura e a respeito da Declaração dos Direitos do Homem, e depois responda ao que se pede:
Se esta Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, (...), uma obra de circunstância. (ODALIA In: PINSKY , 2010 , p. 166.)
Considerando o texto lido explique a afirmação acima. Sua resposta não deverá ter mais do que doze linhas.
A Declaração é um preâmbulo para a futura Constituição Francesa e se fundamentava nos princípios iluministas e nas declarações americanas. Pela primeira vez foi institucionalizada uma ordem baseada na liberdade, igualdade e fraternidade, que vai ao encontro dos direitos individuais, e não apenas com aplicação para França, mas para qualquer Estado oferecendo outro conceito de Homem e de Cidadão. Apesar de ter sido criticada em vários aspectos, não podemos desprezar o conteúdo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, já que ela foi base para que as pessoas lutassem por seus direitos que se elaborava um documento contendo os direitos fundamentais do homem, porém, nada adianta estar no papel, é preciso aplicá-los concretamente. Essa é uma das funções do Estado: garantir que tais direitos sejam aplicados de maneira correta para que as pessoas vivam com dignidade.

2- No texto indicado para leitura, o autor afirma em dado momento que , ao mesmo tempos que a Declaração determinou direitos, também impôs limites. Consultando o texto indicado, explique esta afirmação. Sua reposta não deverá ter mais do que oito linhas.
O documento foi importante para transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis estavam assegurados por lei, contudo, esse documento possuía limites ao definir os direitos do cidadão. No caso da liberdade de imprensa, não cabe ao cidadão o direito de publicar ofensas ou desobedecer

Relacionados

  • teoria do direito publico
    2064 palavras | 9 páginas
  • ATPS DE ARTES, RECREAÇÃO E CRIATIVIDADE
    3387 palavras | 14 páginas
  • China
    16967 palavras | 68 páginas