HISTORIA ANTIGA ORIENTAL

2243 palavras 9 páginas
ZOROASTRISMO

Zoroastrismo é uma religião fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético.
O nome Zaratustra provavelmente significa “aquele que domina os camelos” ou “aquele que possui camelos ágeis”. Em um certo trecho, o profeta chega a pedir ao deus supremo que lhe conceda um camelo, um garanhão e dez éguas.
O profeta Zaratustra apresenta uma concepção completamente nova do tempo e das perspectivas da humanidade, onde considerava toda a existência como a gradativa atualização deste plano. O que mais chama atenção é que tal concepção surgiu em uma época em que se acreditava que o mundo estivesse em um eterno equilíbrio.
De acordo com historiadores da religião, algumas das suas concepções religiosas, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
Quanto ao período e a origem em que tudo isso ocorreu existem duas opiniões que não podem ser conciliadas. Segundo a tradição zoroastriana, o profeta viveu 258 anos de Alexandre, o que o situaria em meados do século VI a.C. esta data foi aceita por importantes estudiosos. No entanto, demonstrou-se que tal tradição derivava de um calculo tardio baseado em uma ficção grega. Por mais de um século, indícios arqueológicos e linguísticos vem se acumulando em favor da concepção alternativa – isto é, de que Zoroastro viveu em um período muito maior, em alguma época entre 1500 a 1200 a.C.
Quanto à região em que viveu Zoroastro, os estudiosos também não chegaram a um acordo. Alguns sustentam que sua terra não era distante da pátria original dos iranianos, em algun lugar ao sul dos Urais, onde hoje é Cazaquistão; outros afirmam tratar-se de uma região ao longo da rota das migrações iranianas para o sul, no extremo leste do atual Irã ou no Oeste no Afeganistão. Todos, porem, concordam que o povo ao qual pertencia Zoroastro

Relacionados

  • Fichamento
    6654 palavras | 27 páginas