Historaiparaiso

12500 palavras 50 páginas
PROJETO - HISTÓRIA DE

PARAISO DO TOCANTINS
PESQUISA E RESUMO: ENG. CLÉBER ALVES MORAES
MAIO DE 2005
1.COMO
1.COMO TUDO COMEÇOU
Por volta de setembro de 1958, Adjúlio Balthazar, encarregado da Companhia Nacional, uma das empreiteiras que estava construindo a Rodovia BR-14(atual BR-153 ou Belém-Brasília), estava procurando um local para implantar novo acampamento para o prosseguimento da obra.
Chegando próximo à Serra do Estrondo, num local já conhecido como “Pé da Serra”, ele deparou com uma área com excelentes condições: dois córregos com água de qualidade, árvores com boa sombra e clima agradável, requisitos fundamentais para um bom acampamento.
Nesta época ele conheceu Luis Coelho da Silva, D.Praxedia Gomes de Gouveia e os filhos, que moravam desde
1945 às margens do Córrego Buriti e de lá ele pôde contemplar toda a beleza da região. Espontaneamente disse que o local parecia um Paraíso e daí em diante este nome começou a ser usado para designar aquele lugar e pouco tempo depois as pessoas de toda a região se acostumaram com a denominação. A esposa de Adjúlio, Sra. Luzia de
Melo Balthazar, quando esteve no acampamento pela primeira vez também se encantou pela natureza exuberante, concordando plenamente com a denominação escolhida.
Nas primeiras semanas o acampamento ficou localizado às margens do Córrego Buriti, próximo à casa de Luis
Coêlho, mas logo depois foi transferido para o local na Av Bernardo Sayão, onde hoje está situada a quadra entre as ruas 21 de Abril e 15 de Novembro(onde há pouco tempo funcionava a Comadeira). Embora Adjúlio não tivesse intenção clara de fundar uma cidade, visto que o serviço iria continuar e um novo acampamento surgiria, ele teve uma parcela importante neste processo, principalmente pela escolha do local.
A cidade mais próxima do local era Pium e por este motivo Adjúlio freqüentemente ia até lá para comprar alguns gêneros alimentícios e ferramentas para o acampamento. Numa dessas viagens ele conheceu José Torres e o convidou para

Relacionados