Histologia

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
1. Introdução

O presente trabalho tem por função dizer o que é tecido nervoso, citar suas estruturas e seu funcionamento para maior conhecimento do corpo humano. Para maior compreensão, valeressaltar que um tecido é o conjunto de células especializadas e de matriz extracelular envolvente.

2. Desenvolvimento

2.1. Tecido Nervoso

O tecido nervoso nada mais é que o tecido responsávelpelo revestimento de todo o sistema nervoso, que se diferencia em sistema nervoso central e periférico. Ele se encontra no cérebro, medula espinhal e nervos que percorrem todo o corpo e é constituídopor células especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos, por exemplo: impulsos nervosos são enviados para você levantar seu braço. E isso é feito devido a uma série de atividadesquímicas e físicas da membrana desses tecidos.

2.2. Sistema Nervoso (SN)

O sistema nervoso é constituído de tecido nervoso, e se divide em dois: sistema nervoso periférico (SNP) e sistema nervosocentral (SNC). A função do sistema nervoso está em receber os estímulos tanto do meio externo quanto do meio interno do corpo e processar esses estímulos para produzir uma resposta correta, o que é feitoem milésimos.
Estímulos do ambiente são captados por receptores. Os pulsos para chegar até o SNP são enviados a partir desses receptores para o SNC, onde as informações são captadas e processadas.Após o processamento correto dessas informações, os impulsos são enviados para todo o corpo para fornecer as respostas adequadas.

Estruturalmente, o SNP consiste em nervos e gânglios, enquanto o SNC éformado pelo cérebro e pela medula espinhal. Estes tecidos são constituídos por neurônios e células de Glia ou gliócitos (nutrem e protegem os neurônios).

2.3. Neurônios

Os neurônios são aunidade básica do sistema nervoso. São as células responsáveis pela recepção e transmissão de impulsos nervosos em forma de impulsos elétricos. Diferente das demais células do corpo, ela é incapaz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histologia
  • histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • histologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!