Histologia-sistema circulatório

Páginas: 10 (2356 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
O sistema circulatório

O sistema circulatório, através da distribuição de hormonas e nutrientes para as células e tecido do corpo, e do transporte de produtos resultantes do metabolismo para órgãos excretores, contribui para manter o equilíbrio do meio interno e para integrar o funcionamento do organismo como um todo.

Para que este equilíbrio seja possível é necessário um fluxo contínuo ecoordenado do sangue, para que haja renovação das moléculas essenciais ao metabolismo. Este circuito realiza-se da seguinte forma: o sangue arterial (rico em O2) é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue arterial para todo o corpo, através de inúmeras ramificações. Nos tecidos, o sangue liberta oxigénio e absorve dióxido de carbono. Osangue venoso é rico em CO2, é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então o sangue venoso até á aurícula. Daqui, passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares. Nos pulmões, o sangue liberta o CO2 e absorve o O2 captado do exterior pelo sistema respiratório. Então, osangue artéria retorna á aurícula esquerda do coração, transportado pelas veias pulmonares. Da aurícula esquerda, passa para o ventrículo esquerdo e daí é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito.

Imagem 1 – esquema representativo do circuito percorrido pelo sangue (2)
O sistema circulatório abrange o sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. Todo osistema encontra-se revestido internamente por um epitélio simples pavimentoso originado do mesênquima, o endotélio.
Em geral as celulas endotiliais são poligonais e o seu longo eixo orienta-se na direcçao do fluxo do sangue. O seu citoplasma comtem poucos organelos, representados principalmente por um aparelho de Golgi pequeno, mitocondreas e polirribossomas livres bem como algumas cisternas deretículo endoplasmático rugoso. As células endoteliais juntam-se lateralmente através de zonulas de oclusão.
A principal função das células endoteliais è a troca de moléculas e células entre o sangue e os tecidos, mas exercem outras funções como a activação (conversão de angiotensina I em angiotensina II), inactivação (conversão de bradicinina, serotonina, noradrenalina, trombina e outras moléculasbiologicamente activas em compostos inertes), lipólise (degradação enzimática de lipoproteínas), produção de factores vasoativos, função antitrombogénica (impede a coagulação sanguínea).

O sistema vascular sanguíneo é formado pelos seguintes componentes: coração, artérias, capilares e veias.

O coração
O coração é um órgão cuja função é bombear o sangue através dos vasos sanguíneos, éconstituído por um poderoso músculo, o miocárdio, por 4 cavidades ( duas aurículas e dois ventrículos), e por 4 válvulas.

Imagem 2 - esquema da anatomia de um coração (2)
Parede do miocárdio
A parede do coração é constituída por várias “camadas” com diferentes constituições:
Endocárdio (imagem 3 - 4) ou túnica interna é constituída por endocárdio apoiado sobre uma delgada camada subendotelial, detecido conjuntivo frouxo. Entre o miocárdio e a camada subendotelial, encontra-se o estrato subendocárdio (tecido Conjuntivo), onde correm vasos, nervos e ramos do aparelho condutor.
Miocárdio (imagem 3 - 3) ou túnica média é constituído por fibras musculares cardíacas e a disposição das fibras são variáveis.
O pericárdio (imagem 3 - 2) ou túnica externa é um saco seroso onde está contido ocoração
Epicárdio (pericárdio visceral) (imagem 3 - 1) é a membrana serosa que reveste externamente o coração, é constituída por um epitélio simples pavimentoso, o mesotélio e por uma camada de tecido conjuntivo fibroso, a camada subepicárdica.

Imagem 3 – Parede do coração (5)
Legenda: 1-Epicárdio; 2-Pericárdio; 3- Miocárdio; 4- Endocárdio

Macrocirculação e Microcirculação
O sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de histologia
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatorio
  • sistema circulatorio
  • Sistema circulatório
  • Sistema circulatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!