Histologia digetório

2646 palavras 11 páginas
(Sistema Digestório ilustrado, imagem do Google.)

Digestório
Tubo digestório, é nele que o alimento é macerado, liquefeito e digerido; os elementos nutritivos e a água são absorvidos e os componentes indigeríveis são eliminados. O trato digestivo que mede 9 metros de comprimentos é subdividido em regiões identificáveis morfologicamente: esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno,jejuno e íleo) e intestino grossos (ceco, colo, reto, canal anal e Apêndice).
Histologia das camadas do tubo digestório
A histologia do tubo digestório é frequentemente discutida em termos de quatro grandes camadas: a mucosa, a submucosa, a muscular externa e a serosa. Estas camadas são semelhantes em toda a extensão do tubo digestivo, mas apresentam modificações e especializações regionais.
Mucosa
A luz do tubo digestório é revestida por um epitélio, abaixo do qual situa-se um tecido conjuntivo frouxo conhecido como lâmina própria. Este tecido, ricamente vascularizado, abriga glândulas , vasos linfáticos e nódulos linfáticos ocasionais, Circundando esta camada de tecido conjuntivo está a muscular da mucosa, constituída de uma camada circular interna e de uma longitudinal externa de músculo liso. O epitélio, a lâmina própria e a muscular da mucosa são globalmente chamadas mucosa.
Submucosa
A mucosa é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denso, fibroelástico, não modelado, a submucosa; esta camada abriga glândulas no esôfago e no duodeno. A submucosa também contém vasos sanguíneos e linfáticos, bem como um plexo nervoso parassimpático, o plexo sub mucoso de meissner , que controla a motilidade da mucosa e as atividades secretoras das suas glândulas.
Muscular Externa
A submucosa está envolvida por uma camada muscular espessa, a muscular esterna, responsável pela atividade peristáltica, que move o conteúdo da luz ao longo do tubo digestivo. A muscular externa é constituída de músculo liso (exceto no

Relacionados