HISTOLOGIA DA ESTRUTURA DOS OVÁRIOS DA GERAÇÃO F1 DA PROGÊNIE PROVENIENTE DO ACASALAMENTO ENTRE MACHOS E/OU FÊMEAS TRATADOS COM CISPLATINA (CPL) ANTES DA CONCEPÇÃO

8640 palavras 35 páginas
Universidade Estadual Paulista
Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis

RELATÓRIO FINAL

“HISTOLOGIA DA ESTRUTURA DOS OVÁRIOS DA GERAÇÃO F1 DA PROGÊNIE PROVENIENTE DO ACASALAMENTO ENTRE MACHOS E/OU FÊMEAS TRATADOS COM CISPLATINA (CPL) ANTES DA CONCEPÇÃO”.

Área: Ciências Biológicas Código: 2.00.00.00 - 6

Sub-área: Embriologia
Código: 2.06.02.00 - 6

Discente: Pablo Gomes Kiipper __________________

Orientadora: Dra. Isabel C. C. Camargo __________________

I – RESUMO DO PROJETO

São amplamente divulgados na literatura científica, os efeitos de drogas quimioterapêuticas do câncer sobre a fertilidade e morfologia gonadal de animais sexualmente maduros, especialmente testículos de ratos e camundongos. A cisplatina é considerada uma das mais importantes drogas usadas no tratamento de câncer testicular e ovariano. São escassos os estudos que avaliam os efeitos citotóxicos de agentes oncolíticos sobre a estrutura histológica da gônada feminina. O objetivo do estudo é analisar a estrutura morfológica ovariana durante o desenvolvimento pós-natal, na progênie proveniente de grupos de acasalamentos entre ratos Wistar machos e/ou fêmeas tratados com cisplatina antes da concepção. Os machos reprodutores e as matrizes serão tratados com solução fisiológica ou cisplatina em dose única de 6 mg/kg, administradas via intraperitoneal, e sete dias após as injeções, os animais serão distribuídos em grupos de acasalamentos entre machos e fêmeas controles e machos e/ou fêmeas tratados. A progênie feminina obtida em cada grupo será sacrificada aos 10, 20, 40, 60 e 90 dias de idade, e os órgãos reprodutores (ovários e útero), serão coletados e pesados. A gônada será processada através de rotina histológica usual, para avaliação da estrutura morfológica em microscópio de luz.

II – RESUMO DO RELATÓRIO PARCIAL

O relatório parcial envolveu as atividades do

Relacionados