Histoligia Odontologia

2027 palavras 9 páginas
RESUMO
Comparação de duas técnicas para remineralização do esmalte
Foi realizada uma comparação visando analisar a eficiência de dois produtos utilizados como técnicas de remineralização do esmalte, o produto comercial Reminer, e uma técnica modificada com uso de dentifrícios fluoretados. Para tal foram selecionados seis pacientes com idade entre 16 e 20 anos do Hospital de reabilitação e Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, que apresentavam manchas brancas nos dois lados da arcada superior. No lado esquerdo da arcada foi feita a remineralização utilizando-se a técnica com o produto Reminer. No lado direito foi utilizada a técnica modificada com o uso de dentifrícios fluoretados em um período de oito semanas. A utilização do produto comercial Reminer apresentou-se mais eficaz, remineralizando 62% das manchas brancas. Já a técnica modificada + o uso de dentifrícios fluoretados fez a remineralização parcial em 10 % das lesões.

INTRODUÇÃO
A cárie quando diagnosticada precocemente, em muitas vezes pode evitar o preparo cavitário. Assim diagnósticos precoces são de extrema importância na odontologia não só em cáries, mas de uma forma geral.
A Detecção de lesões de manchas brancas é um importante diagnóstico para o sucesso de tratamento da cárie. As alterações iniciais nas superfícies lisas do esmalte são manchas brancas por desmineralização deixando o esmalte com um “aspecto de giz”, devido ao aumento da porosidade em consequência da remoção de sais minerais mais solúveis que a hidroxiapatita (carbono e magnésio), também apresentam perdas de transparência resultando em uma área opaca. Essas lesões são encontradas no terço gengival ou nas áreas proximais, regiões com maior acúmulo de placa bacteriana, estas que sintetizam ácidos que geram a desmineralização. Essas manchas não tem época definida para aparecer, são resultados de um desequilíbrio desfavorável no processo des-remineralização. Essas lesões podem apresentar-se na cor marrom sendo

Relacionados