Histoia da gineco-obstetricia

575 palavras 3 páginas
HISTÓRIA DA GINECOLOGIA E DA OBSTETRÍCIA

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Ginecologia e Obstetrícia é uma especialidade médica com dois ramos que cuidam da saúde da mulher. Ginecologia é o ramo que estuda a fisiologia e as doenças próprias da mulher, ou seja, relacionadas com o seu aparelho genital (útero, vagina e ovários). Portanto, significa literalmente “a ciência das mulheres”.
A Obstetrícia é a divisão que presta assistência à reprodução. Logo, estuda a gestação, o parto e o pós-parto (puerpério) nos seus aspectos fisiológicos e patológicos, cuidando da saúde da mãe e do feto.

O SURGIMENTO DA OBSTETRÍCIA
Segundo estudos não há uma historia propriamente dita da obstetrícia, trata-se da consequência do aperfeiçoamento de condutas realizadas por mulheres que alegremente aceitavam a recomendação geral do procurador-geral de ter aquilo que é resulta do natural do ato sexual. Essas mulheres eram as parteiras.
A especialidade mais antiga da humanidade parece ter sido a Obstetrícia. No nascimento da Medicina, antes mesmo de o homem tentar desvendar os mistérios do corpo humano e achar a cura dos males, o parto e, consequentemente, a assistência ao parto foram colocados como uma solução imediata de amparo ao fruto da concepção, o feto. No início, as características da Medicina eram naturalmente muito rudimentares, tendo evoluído lentamente em seus primeiros passos sob penumbra da treva de muitos séculos. A Obstetrícia, a Cirurgia e a Clínica Geral possivelmente foram durante quase toda a história da civilização os únicos ramos da Medicina.
No Brasil, a atuação médica na Obstetrícia ocorreu somente após a fundação da primeira escola médica, em 1808, por Dom João VI. A partir de então, o conhecimento médico foi introduzido e determinou definitivamente a presença do médico nos partos e, hoje, também nos cuidados da gestação.

O SURGIMENTO DA GINECOLOGIA
A Ginecologia é uma especialidade centrada anatomicamente no aparelho genital feminino. Porém, raciocina e atua

Relacionados