Histohistória do pensamento administrativo

823 palavras 4 páginas
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

1. A partir dos estudos realizados sobre a história da administração, faça a leitura do texto “História e evolução da Administração” disponível no link: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/historia-e-evolucao-da-administracao-659998.html. Após a leitura e análise do texto, elabore uma dissertação, de 20 a 30 linhas, dividida em quatro etapas:

• Na primeira etapa, explique sobre os primórdios da administração nas organizações, abordando sobre a existência da administração e seus precursores; (2,5 pontos)
• Na segunda etapa, explique o que é Administração e como a Igreja e as organizações militares influenciaram as nossas organizações; (2,5 pontos)
• Na terceira etapa, explique como a Revolução Industrial mudou o papel da Administração; (2,5 pontos)
• Na quarta etapa, apresente uma conclusão sobre a administração clássica, enfatizando peculiaridades entre a Administração Científica e a Administração Clássica. (2,5 pontos)

Ao analisarmos apenas o termo administração que vem do latim, onde, ad significa (junto de) e ministratio (prestação de serviço), concluímos que administração é uma ação de prestar um serviço. Assim ao olharmos para o passado, podemos dizer que o homem para prestar esse serviço, necessitava associar-se a outros para conseguir atingir seus objetivos. Portanto o homem aprendeu desde cedo, que precisava de outro homem para trabalhar em conjunto e atingir determinadas metas. Na busca e êxito destas associações, o homem modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas mudanças. Deste trabalho em conjunto surgiram as empresas rudimentares, que datam da época dos assírios, babilônicos, fenícios, egípcios, gregos, chineses e romanos. Já contemporaneamente podemos dizer que a administração não está somente relacionada ao governo ou a condução de uma empresa, e sim a todas as atividades que envolvem planejamento, organização,

Relacionados

  • Coleção explorando o ensino
    67708 palavras | 271 páginas