Histodia da educação

1570 palavras 7 páginas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama da estruturação da Educação Física, procurando apresentar, de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo, como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos, os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercício irresponsável de futurologia.
Este artigo, logo não carrega em si. Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama desta atual estruturação, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História da Educação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercício irresponsável de futurologia. Este artigo, logo, não carrega em si a pretensão da originalidade absoluta. É, na verdade, a adequação de três outros artigos que escrevi, buscando possíveis perspectivas a partir da compreensão do atual momento de nossos estudos. Inicialmente procurei perspectivas em compreensões ligadas à história de nossa História. Estudos, vislumbrando apresentar o mais adequadamente possível esta nova sub-área de estudo.

História da História da Educação Física e do Esporte

A primeira fase

Podemos considerar o desenvolvimento dos estudos históricos na Educação Física brasileira dividindo-o em três fases, marcadas, além de suas diferentes características, por.
Autores que se destacam e de alguma forma sintetizam em suas obras as

Relacionados