Histodia da educação

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama da estruturação da Educação Física, procurando apresentar, de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo, como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos, os problemas que temos encontrado nessedesenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercício irresponsável de futurologia.
Este artigo, logo não carrega em si. Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama desta atual estruturação, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têm sidodesenvolvidos no decorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História da Educação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para quenão se confunda com um exercício irresponsável de futurologia.
Este artigo, logo, não carrega em si a pretensão da originalidade absoluta. É, na verdade, a adequação de três outros artigos que escrevi, buscando possíveis perspectivas a partir da compreensão do atual momento de nossos estudos. Inicialmente procurei perspectivas em compreensões ligadas à história de nossa História. Estudos,vislumbrando apresentar o mais adequadamente possível esta nova sub-área de estudo.

História da História da Educação Física e do Esporte

A primeira fase

Podemos considerar o desenvolvimento dos estudos históricos na Educação Física brasileira dividindo-o em três fases, marcadas, além de suas diferentes características, por.
Autores que se destacam e de alguma forma sintetizam em suas obras ascaracterísticas da referida fase.
A primeira fase é marcada pelo caráter embrionário de desenvolvimento dos estudos. Nesta fase, onde a produção nacional era pequena, a utilização de livros importados era notável. Destacam-se os livros de LAURENTINO LOPES BONORINO e colaboradores (1931), primeira publicação específica do gênero escrita no Brasil, e as contribuições de Fernando de Azevedo.
Éimportante entender que a preocupação básica de Fernando de Azevedo para com a História estava em utilizá-la como forma de apresentar os métodos e sistemas europeus de Educação Física, vislumbrando definir aquele a ser considerado o mais adequado a ser adotado no Brasil (PAGNI, 1995).
Seu conceito de História estava ligado a uma discussão sobre a busca das origens da evolução da Educação Física edos Esportes.
De fato, pode-se considerar que no momento dessa produção a forte influência do positivismo ainda imperava, relegando à História uma função descritiva-factual. Os movimentos de redimensionamento dos estudos históricos, como a influência do marxismo e as propostas da Escola dos Annales, tanto mais no Brasil. Assim, de alguma forma é compreensível que sua obra estivesse adequada atais padrões.
De fato, este tipo de obra, ligada à história dos esportes, escrita por não acadêmicos e sem outra preocupação do que o resguardo de informações, até hoje pode ser encontrada, inclusive com características semelhantes às de então.
Somente em 1996, quando foi realizada mais uma edição dos Jogos Olímpicos, pelo menos quatro livros dessa natureza foram lançados: 'De Atenas aAtlanta - 100 anos de Olimpíadas' (Ed. Scritta), de MAURÍCIO CARDOSO; 'Olimpíada 100 anos - História Completa dos jogos' (Círculo do Livro e Nova Cultural), de SÍLVIO LANCELLOTTI; 'Todos os esportes do mundo' (MAKRON BOOKS), DE ORLANDO DUARTE; e 'Guia dos Curiosos/Esporte' (Cia. Das Letras), DE MARCELO DUARTE. Podemos observar procedimento semelhante também quando clubes esportivos completam tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • histodia moderna
  • Educação Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!