histiorio

355 palavras 2 páginas
Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade não registrada pela história em épocas passadas”. “Tanto nas sociedades opulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia não reúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções”. Par destaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.

A semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelas implicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras as demais áreas das ciências humanas.
A ideia que o Richard Gill quer dizer e’ que a economia não possui todas as ferramentas que precisa para encontrar as soluções aos problemas que tem o mundo atual já que eles são mais graves dos problemas do passado, então a economia deve recorrer a outras ciências como as ciências humanas, a ciência politia, a Psicologia, ao Direito, a ética, a historia assim como a filosofia, e a religião para assim se complementar entre eles e procurar as soluções mais apropriadas aos conflitos do mundo.
Por isso não será exagero dizer que as resposta final as questões da economia encontra-se em algum outro campo. Ou que as respostas a outras questões humanas passaram necessariamente por alguma revisão do ordenamento real da vida econômica ou do conhecimento econômico.

2. Quais os principais ramos das ciências humanas com que a economia registra relações biunívocas? Não é difícil encontrar exemplos de aspectos da realidade econômica que são fortemente influenciados por fatores extra-econômicos. Apresente alguns exemplos, extraídos de recentes acontecimentos.
O caráter biunívoco das relações da economia com outros ramos do conhecimento social. Eles são:
* Ética
* Filosofia
* Direito...

Relacionados

  • histiorio
    709 palavras | 3 páginas