Histeria e fibromialgia: possibilidades diagnósticas de um estudo de caso

Páginas: 21 (5129 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
HISTERIA E FIBROMIALGIA: POSSIBILIDADES DIAGNÓSTICAS DE UM ESTUDO DE CASO

Silvia Cristina de Castro Ribeiro
Vanda Maria Ferrari
silcriscastro@hotmail.com
vandasalomao@yahoo.com.br
Andréa Silvana Rossi


RESUMO

A fibromialgia (FB) é considerada uma síndrome dolorosa crônica, caracterizada por uma associação complexa de sintomas. A dor generalizada e difusa, que é o sintoma maisevidente, torna a pessoa diagnosticada com a FB muitas vezes incapacitante e dificulta os planos de vida pessoais e profissionais. De modo recente, observam-se mudanças nas relações dos sujeitos com o saber e com o corpo. Nesse contexto, a retomada dos princípios freudianos acerca do sintoma que fala no corpo enfatiza o lugar da histeria para além de qualquer ideologia classificatória. Este estudoqualitativo teve como objetivo identificar se existe correlação entre conflitos psíquicos e a FB na vida de uma mulher com 53 anos diagnosticada com fibromialgia, em tratamento médico no setor de Reumatologia de um Hospital de Curitiba, e ao mesmo tempo, suscita um questionamento se a FB se apresenta como uma nova forma da histeria ou nova forma de subjetivação.

Palavras-chave: Psicanálise,Fibromialgia, Histeria, Dor, Elaboração.

ABSTRACT

Fibromyalgia (FB) is considered a chronic pain syndrome, characterized by a complex association of symptoms. The widespread pain and diffuse, which is the most obvious symptom, makes a person diagnosed with CF often disabling and makes plans for personal and professional life. So recent, there are changes in the relationships of individuals withknowledge and with the body. In this context, the resumption of Freudian principles about the symptom that tells the body emphasizes the place of hysteria in addition to any ideology classificatory. This qualitative study aimed to identify the correlation between psychological conflicts and FB in the life of a woman with 53 years diagnosed with fibromyalgia in the medical sector of Rheumatology ata Hospital in Curitiba, and at the same time raises a question if the FB is presented as new form of hysteria or new form of subjectivity.
Keywords: Psychoanalysis, Fibromyalgia, Hysteria, Pain, Elaboration.



1. INTRODUÇÃO

A Fibromialgia (FB) é considerada uma síndrome dolorosa crônica. Ocorre com maior incidência na faixa aproximada dos 30 aos 55 anos e em indivíduos do sexofeminino. Pesquisadores do assunto relatam que a doença se origina da disposição do sistema nervoso central produzir menos serotonina, alterações hormonais na TPM. Também está associado ao perfil do portador de fibromialgia quadros depressivos e uma disposição excessiva ao trabalho, o que leva o corpo físico a uma sobrecarga (CHAITOW, 2002).
Os sintomas da FB causam grande impacto no cotidiano epromovem a ruptura da rotina, cuja consequência tende a se manter ao longo do tempo, em razão da cronicidade da doença. Os impactos sociais desestabilizam as relações familiares, restringem o contato social e interferem nos hábitos e rotinas dos doentes, obrigando-os a esforços contínuos de adaptação à nova realidade. Sendo assim, o paciente fibromiálgico apresenta dificuldade em trabalharnormalmente, interferindo negativamente no desempenho de outras atividades diárias e, consequentemente, na qualidade de vida. Nesse sentido, é fundamental compreender a dinâmica em que a pessoa diagnosticada com FB se encontra e quais os possíveis fatores que contribuem para desencadeamento da mesma.
Freud, no final do século XIX, depara-se na teia social com a internação de milhares de mulheresconsideradas loucas ao fazer o atendimento como médico. Ouve das suas pacientes queixas de dores associadas a inúmeros sintomas sem, contudo, apresentarem doenças físicas que justificassem tais queixas. No seu livro “Estudos sobre a histeria”, faz um relato dos vários casos apresentando os sintomas, as causas e os resultados do tratamento. Muitos destes sintomas persistiam anos a fio, apareciam e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EFEITOS DA TERAPIA MANUAL SHIATSU NA FIBROMIALGIA ESTUDOS DE CASOS
  • Fichamento do Caso de Katharina- Estudo sobre a histeria- Freud
  • Caso de histeria
  • APRENDIZAGEM COMO POSSIBILIDADE E SUPERAÇÃO DA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: UM ESTUDO DE CASO
  • Estudo sobre a Histeria Estudo sobre a Histeria...
  • Limites e possibilidades de comunicação do aluno com paralisia cerebral: um estudo de caso
  • Produção de material em educação a distancia: estudo de caso sobre as possibilidades de uma co-autoria
  • DESTINAÇÃO DO LIXO DESAFIOS E POSSIBILIDADES: UM ESTUDO DE CASO EM POÇO DANTAS – PB

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!