HISTERIA: SINTOMAS DA PSICANÁLISE AOS ROMANCES PORTUGUESES

4445 palavras 18 páginas
“HISTERIA: SINTOMAS DA PSICANÁLISE AOS ROMANCES PORTUGUESES" Aline da Cruz Castro

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo explanar a respeito dos sintomas da Histeria, tomando por referência a Psicanálise e os a Literatura, o romantismo e o naturalismo. Um paralelo e também uma comparação dos sintomas apresentados pelas personagens, muitas escritas antes da Psicanálise, com a teoria psicanalítica. A psicanálise teve início a partir da clínica da histeria. Foi a partir da escuta das histéricas que Freud pôde reconhecer a existência de um psiquismo com suas determinações inconscientes, assim como a existência de um corpo erógeno, através do qual a vida pulsional se manifesta.
Palavras-chave: Histeria. Psicanálise. Literatura. Romance Sintoma.

1- INTRODUÇÃO
A Psicanálise deve grande parte de suas descobertas às histéricas... Se Freud deve às histéricas a descoberta da transferência, estas devem o dar-lhes, através de sua escuta, uma possibilidade de se reencontrarem com seu próprio desejo alienado no sintoma (LIBÓRIO, 1991).
A histeria sempre existiu na história humana, sempre acompanhou o serhumano desde sua introdução na vida gregária. Descrições de quadros de histeria são encontradas nos papiros egípcios que datam de 4 mil anos, como o de “Kahun”. O histórico documento descrevia vários sintomas encontrados em mulheres, normalmente representados por dores em diversos órgãos, variando até a impossibilidade de abrir a boca, caminhar e mexer as mãos. Na antiguidade, todos estes distúrbios eram remetidos a uma causa uterina.
Antes de Freud, a histeria já era algo que rondava o universo feminino, as crises nervosas, rompantes e desmaios são e foram elementos muito usados para compor as personagens de romances.
Freud explica que “(...) na técnica da psicanálise existe uma regra de que uma conexão interna ainda não revelada se anuncia pela contigüidade, pela proximidade temporal entre as associações, exatamente como, na escrita, um a e um b postos lado a

Relacionados