histerese magnética

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

TRABALHO DE HISTERESE MAGNÉTICA



INTRODUÇÃO

Um dos fenômenos mais importantes que observamos nos materiais magnéticos é a histerese.
Histerese é atendência de um a material conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que os gerou. podem-se encontrar diferentes manifestações desse fenômenos.
A Palavra histerese deriva do grego e quesignifica atraso ou retardo, é um fenômeno característico das substâncias ferromagnéticas.


I. CARACTERISTICA DE CURVA B x H.
Quando o campo magnético aplicado em um material ferromagnético foraumentado até a saturação e em seguida for diminuído, a densidade de fluxo B não diminui tão rapidamente quanto o campo H. Dessa forma quando H chega a zero, ainda existe uma densidade de fluxoremanescente. Para que B chegue a zero, é necessário aplicar um campo negativo, chamado de força coercitiva. Se H continuar aumentando no sentido negativo, o material é magnetizado com polaridade oposta.Desse modo, a magnetização inicialmente será fácil, até quando se aproxima da saturação, passando a ser difícil.
Quando o ferro não está magnetizado, seus domínios magnéticos estão dispostos demaneira aleatória. Porém, ao aplicar uma força magnetizante, os domínios se alinham com o campo aplicado. Se invertemos o sentido do campo, os domínios também inverterão sua orientação.
Num transformador,o campo magnético muda de sentido muitas vezes por segundo, de acordo com o sinal alternado aplicado. E o mesmo ocorre com os domínios do material do núcleo.
Ao inverter sua orientação, os domíniosprecisam superar o atrito e a inércia. Ao fazer isso, dissipam uma certa quantidade de potência na forma de calor, que é chamada de perda por histerese.
Certos tipos de materiais exposto a um camposmagnético podem ser magnetizados permanentes. Após serem magnetizados, não perdem facilmente sua magnetização, a não ser se forem aquecidos a uma determinada temperatura (temperatura de curie)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • histerese magnética
  • Histerese Magnética
  • histerese magnetica
  • Histerese magnética
  • histerese magnética
  • Relatório 9 Histerese Magnética
  • Histerese Magnética com Metais
  • Curva de histerese magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!