Hist Rio Trabalho Final Socioxcapita

1760 palavras 8 páginas
PROJETO ESCOLA MODELO
MILÉIA SILVA LIMA

HISTÓRIA
CAPITALISMO X SOCIALISMO

PARAUAPEBAS
2015
INTRODUÇÃO

O capitalismo e o socialismo são sistemas socioeconômicos bastante diferentes um do outro. O capitalismo, sistema mais antigo caracteriza-se por apresentar uma economia de mercado e uma sociedade de classes. O socialismo nascido com o objetivo de derrubar o capitalismo e caracteriza-se por apresentar uma economia planificada e uma sociedade sem classes. Com teorias opostas, esses dois sistemas confrontam-se até os dias atuais deixando ainda dúvidas em relação a qual deles seria o mais adequado à sociedade.

SOCIALISMO
O socialismo caracteriza-se pela crítica ao sistema capitalista, defendendo a ideia de uma sociedade igualitária estabelecida a partir da extinção da propriedade privada dos meios de produção e da divisão social.
Socialismo utópico
Os percussores dessa corrente de pensamento foram Charles Fourier, Saint-Simon, Robert Owen, Louis Blanc e Pierre Proudhon, conhecidos como criadores do socialismo utópico.
O nome socialismo utópico surgiu graças à obra "Utopia" de Thomas More, sendo que a utopia é referente a algo que não existe ou não pode ser alcançado. Os primeiros socialistas, citados a cima, tinham em mente a construção de uma sociedade ideal, através de meios pacíficos e da boa vontade da burguesia.
O comerciante francês Charles Fourier acreditava que a melhoria nas condições de vida e trabalho dos operários aconteceria com a criação de associações e pelo cooperativismo entre o proletariado (produção partilhada por todos). Fourier criticava a sociedade burguesa, que separava o trabalho do prazer. Defendeu a libertação da mulher e a libertação sexual, pois esta última está ligada à liberação dos instintos e a obtenção do prazer.
O Conde Saint Simon originário da nobreza francesa “esclarecida”, não concordava com a pobreza e com as desigualdades sociais. Sua principal reivindicação era a livre empresa,

Relacionados