Hist Rico Do Jatuarana

2585 palavras 11 páginas
Histórico
O Assentamento Jatuarana foi conquistado definitivamente em 1989, após quatro anos de muita luta, perseguição, sofrimento e morte por assassinato do Senhor Jorge Augusto de Souza, além de outras advindas de malarias e outras doenças. Em 1992, o INCRA demarcou 719 lotes divididos em sete glebas, sendo que destas, a 01 ficou quase totalmente localizada no município de Ariquemes, e até hoje não sabemos ou não conhecemos nenhuma de seus proprietários morando nas terras, não se sabe ao certo, quem são e quantos são, uma vez que desde de sua demarcação a terra foi disponibilizada aos fazendeiros. A gleba 02 foi semelhante a gleba 01, e está toda dentro do município de Theobroma. Na gleba 02, lote 135, em maio de 2000 foi instalado um acampamento com 110 famílias trabalhadoras rurais sem terra denominada “acampamento serra da Onça”. Após um ano e quatro meses de ocupação restavam somente 54 familias, as quais por pressão dos inúmeros jagunços dos fazendeiros fortemente armados com alto poder de destruição, ameaçavam as famílias e empreenderam uma derrubada de mais de 250 alqueires paulista de mata nas proximidades do acampamento.
No dia 12 de setembro de 2001, a Federação dos Trabalhadores na agricultura de Rondonia – FETAGRO, pediu junto ao Ministerio Publico Federal, que tendo em vista as varias reuniões com o INCRA e nada de concreto acontecera, que exigisse do INCRA agilidade ao processo de vistoria, dado ao acordo feito na audiência do dia 31 de julho de 2001, e que até a presente data nada teria acontecido.
Uns trinta dias após esse evento, os acampados passaram receber pressão psicológica de alguns funcionários do INCRA /UA Ariquemes, recorrendo então a FETAGRO, a qual conseguiu a instalação de uma comissão especial de vistoria que passou uma semana no assentamento e concluiu o relatório em favor das famílias, apesar dos fazendeiros terem feito a derrubada dos 250 alqueires de mata vigem, ter queimado e ter jogado semente de capim com a utilização de

Relacionados

  • Dalva De C Sia Sampaio Dos Santos
    69161 palavras | 277 páginas
  • Escrever um novo artigo
    118163 palavras | 473 páginas