Hist ria revolu o industrial 2015

390 palavras 2 páginas
História
Nome: Isabela Firmino Rosolen , 3ºK.

1- Revolução Industrial significou o nascimento das fabricas?

Não. A Revolução Industrial, basicamente significou a mudança da ferramenta pela máquina, e contribuiu para a consolidação do capitalismo como o modo de produção dominante. Antes da revolução, a produção era totalmente artesanal, era um processo familiar, o artesão participava de todas as fases da atividade produtiva, até da obtenção de matéria-prima e da comercialização do produto. Mas desde a Idade Média havia um processo de evolução tecnológica, econômica e social em andamento, porém só foi se consolidar na Inglaterra, em meados do século XVIII.

2- A Terceira Revolução Industrial deve ser compreendida a partir de quais características?

Introdução A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 1940, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo até os dias de hoje. Este processo teve a liderança dos Estados Unidos da América, que se tornou a grande potência econômica deste período. Tem como principal característica o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial. Principais características da Terceira Revolução Industrial: - Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc. Passa a aumentar, principalmente a partir da década de 1990, a preocupação com a diminuição do uso das fontes de energia poluidoras e aumento da energia limpa.

- Uso crescente de recursos da informática nos processos de produção industrial. A Robótica é o principal exemplo.

- Diminuição crescente do emprego de mão-de-obra humana (principalmente em tarefas braçais), sendo substituída pelas máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.

- Uso de tecnologias no processo de produção, visando diminuir os custos e o tempo de produção.

- Ampliação dos direitos trabalhistas.

- Globalização: produção de produtos com peças fabricadas em várias

Relacionados

  • Socioeconomia e Geopolitica
    422 palavras | 2 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas