Hist ria do UNIX EIN359 20 WAGNER FRAGOSO

976 palavras 4 páginas
Universidade Unigranrio
Professor: Robson Vaz | Turma EIN359-20

Aluno: Wagner Fragoso do Nascimento
Matrícula 5306209

Pesquisa – “A História do Unix”

O que é o UNIX?

Unix é um sistema operacional desenvolvido no laboratório Bell Labs no início dos anos setenta, criado apenas por alguns programadores, o UNIX foi projetado para ser um sistema pequeno e flexível utilizado exclusivamente por programadores.

O Unix foi um dos primeiros sistemas operacionais a serem gravados em um alto nível de linguagem de programação, em linguagem C. Isso significa que ele pode ser instalado em qualquer computador para qual o compilador do C exista. Esta portabilidade combinada com seu preço se tornou uma escolha muito popular entre as universidades, já que era barato porque os regulamentos antitruste proibiram da bell labs de comercializa-lo como produto de grande escala.

A Bell Labs distribuiu o sistema operacional em sua forma original para que qualquer pessoa que tivesse uma copia pudesse personaliza-lo com seus próprios propósitos.

No final dos anos setenta haviam milhares de versões diferentes de UNIX criadas pelos usuários do sistema, e eram compartilhados em vários sites. No entando a Bell Labs foi vendida para AT&T no inicio dos anos 80 e começou a comercializar o unix de forma séria e padronizada.

Devido a portabilidade do UNIX o sistema se tornou um dos sistemas principais para estações de trabalho. Historicamente, tem sido menos popular nos computadores pessoais do mercado.

Hoje a marca registrada UNIX e a sua interface são de propriedades da “The Open Group”.

No entanto a idéia do UNIX era criar um sistema capaz de comportar centenas de usuários, mas diferenças entre os grandes grupos envolvidos na pesquisa (AT&T, General Eletronic e Instituto de Tecnologia de Massachusetts) levaram o Multics ao fracasso.

O que foi o projeto Multics?

O MULTICS era um sistema 24/7 que se destinava a servir milhares de “terminais burros” simultaneamente, e a ideia é que as

Relacionados