Hist ria do Papel e Celulose no Mundo e no Brasil TPO

Páginas: 11 (2580 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUIMICOS
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DOS PROCESSOS ORGANICOS
PROFESSORA°: DR. ANA MARIA VELLES




HISTÓRICO MUNDIAL DO PAPEL, ETAPAS DE FABRICAÇÃO E IMPACTOS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE.






FATIMA RODRIGUES SANTANA
FERNANDO GRANDI








TOLEDO
2015
1 História do Papel e Celulose no Mundo e noBrasil

O surgimento do papel aconteceu na China, no início do século II, inventado por T'Sai Lum, um oficial da Corte que teria fabricado o papel a partir de córtex de plantas e tecidos velhos. Contudo, esta invenção demorou um longo tempo para chegar ao Ocidente, sendo antes largamente difundido entre os árabes, que instalaram a primeira fábrica de papel da Europa na cidade de Játiva, naEspanha, no ano de 1150(CANSON).
Em 1719 o naturalista francês Reaumur sugeriu o uso da madeira como matériaprima para a fabricação de papel, a partir da observação de que as vespas mastigavam madeira podre e empregavam a pasta resultante para produzir uma substância semelhante ao papel, usada na confecção de seus ninhos. Mas foi somente em meados do século XIX que a madeira passou a ser a principalfonte de matéria-prima para fabricar papel, época em que surgiu uma forte demanda deste material para a impressão de livros, jornais e para a fabricação de outros produtos de consumo, levando à busca por fontes de fibras a serem transformadas em papel (BRACELPA).
Conforme dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel, em 1838 na Alemanha, aconteceu pela primeira vez a produção de pastabranqueada e dois anos depois o desenvolvimento do processo para a trituração de madeira. Em 1854, foi patenteado na Inglaterra um método de produção de pasta celulósica pelo tratamento com soda cáustica e em 1860 foi inventado o papel couché.
As primeiras espécies de árvores usadas na fabricação de papel em escala industrial foram o pinheiro e o abeto, das florestas de coníferas encontradas no norte daEuropa e da América do Norte. Outras espécies foram usadas, como o vidoeiro, a faia, o choupo preto e o bordo, nos Estados Unidos e Europa Central e Ocidental; o pinheiro no Chile e na Nova Zelândia e o eucalipto no Brasil, Espanha, Portugal, Chile e África do Sul (CANSON).
Somente a partir de 1960 é que o eucalipto tornou-se amplamente utilizado como principal fonte de fibra para a fabricaçãode papel, promovendo uma grande transformação, tendo este produto, que antes era um artigo de luxo com alta qualidade e baixo volume de produção, passado a ser um bem produzido em grande escala, a preços acessíveis e com boa qualidade (HILGEMBERG & BACHA).
Segundo dados da Bracelpa, a chegada do papel no Brasil tem, como principal marco, a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita logo após odescobrimento do país. Mas a história do uso dos materiais celulósicos para a confecção de papel só começou em 1770, com a publicação “Flora Fluminensis”, do português Frei José Mariano da Conceição Velloso, no Rio de Janeiro, que indicava espécies capazes de uso na produção de papel. Em 1809, o Frei Velloso enviou ao Ministério Real uma amostra de papel feito de embira, anunciando planos para afabricação futura de papel alvejado. Esta amostra do papel de embira pode ser hoje vista no Museu Imperial de Petrópolis, no Arquivo do Castel D`eu, com os dizeres: "O primeiro papel que se fez no Brasil, em 16 de novembro de 1809".
Em 1850, com o desenvolvimento do cultivo do café no Estado de São Paulo, diversos imigrantes europeus vieram para o Brasil e dentre eles o Barão de Piracicaba, que pretendiainstalar indústrias aproveitando a energia hidráulica da cachoeira existente no rio Tietê, na região de Itu. Mas somente em 1898 é que a empresa Melchert & Cia deu início à construção da Fabrica de Papel de Salto, em funcionamento até hoje.
De acordo HILGEMBERG & BACHA, em 1937 o Brasil enfrentava uma crise de superprodução de café que levou à queda dos preços deste produto, trazendo grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hist ria da Arte Rupestre no Brasil e no Mundo
  • Hist Rico Da Suzano Papel E Celulose
  • Hist ria da Copa do Mundo
  • Hist ria do Ciclismo no Mundo
  • Hist Ria Do Brasil
  • Hist Ria Do Brasil
  • Hist ria do Direito no Brasil
  • A Hist Ria Da Radiologia No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!