Hist Ria Do Handebol 2

1151 palavras 5 páginas
Prof. Me. Igor Câmara Luiz

O jogo Urânia era praticado na
Grécia antiga. Utilizava-se uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos e sem balizas. O objetivo era ultrapassar o oponente por meio de passes.
Este jogo está gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 A.C.

Em Roma (130-200 D.C), os romanos possuíam um jogo que era praticado com as mãos, consistia na troca rápida de passes com a finalidade de dar o maior número de toques possíveis sem que a equipe adversária obtivesse a posse da bola. Mesmo durante a Idade Média, eram os jogos com bola, praticados como lazer por rapazes e moças.

Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol, cuja o objetivo consistia em conduzir a bola na palma das mãos.

Jogado com 2 times de 7 jogadores por quadra num campo de futebol.
O objetivo do jogo é atirar a bola em um arco de 3 x 2 m, podendo correr com a bola de forma livre. Era utilizada a bola de futebol e o jogo se assemelhava ao rúgbi, pois o adversário podia subjugar o atacante com a finalidade de obter a posse de bola. Como não existia área de gol, o lance podia ser obtido de qualquer lugar do campo. As faltas eram cobradas com tiros livres e de pênalti , jogo idealizado pelo Prof. Holger Nielsen.

Foi introduzido em 1912 na
Alemanha pelo secretário da
Federação Internacional de Futebol, o alemão Hirschmann. Era jogado em campo livre e divididos por 11 jogadores de cada lado.

Surgiu na Tchecoslováquia.
Praticado com as mãos, com sete jogadores, em um campo de 45 x 30 m. O gol era feito em balizas de 3 x 2 m. O hazena foi regulamentado pelo professor
Kristof Antonin.

Criado pelo professor Gualberto Valetta e observadas pelo alemão Karl Schelenz, em visita ao Uruguai a serviço da marinha alemã, por volta de 1911.
Schelenz se interessou pelo jogo, pois buscava encontrar um esporte menos violento que o futebol, que fosse adequado para os adolescentes e, se possível, que se adaptasse também às mulheres.
Com base no futebol, foram

Relacionados

  • Hist ria do handebol 2
    8231 palavras | 33 páginas
  • Handebol
    1531 palavras | 7 páginas
  • trabalho
    20401 palavras | 82 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas