Hist Ria Do Frescobol

320 palavras 2 páginas
Tornou-se o esporte preferido dos rapazes do Clube dos Cafajestes (grupo de jovens playboys das décadas de 1940 e de 1950), que representavam à época, o espírito lúdico, rebelde e boêmio do carioca (Figueiredo, Costa e DaCosta, 1996).
Década de 1950: O frescobol foi proibido em Copacabana, RJ, transferindo-se para as praias vizinhas como Ipanema e Praia do Diabo (Moura, 1987).
Décadas de 1960 e 1970: Intensa repressão policial e campanhas negativas por parte da imprensa no RJ, o que segundo Moura (1987), mais contribuíram para a sua popularização.
Nos anos de 1970, havia nas praias da zona sul do RJ um sistema de mensagens, sinais e alarmes que envolvia salva-vidas, vendedores ambulantes e outros esportistas que anunciavam a presença dos policiais (Moura, 1987). Desde os anos de 1960 houve tentativas de institucionalização, regulamentação e de campeonatos.

1971: Resolução da Secretaria de Segurança Pública de nº 0451, que regulamentou todas as atividades esportivas nas praias do Rio, inclusive o frescobol, afastando-o da beira d’água até às 14:00 horas (Gerheim, 1992).

1994: Há indícios de memória de que se realizou neste ano o I Campeonato Brasileiro de Frescobol.

Situação Atual: Esse esporte, criado no caráter inventivo e sonhador de Lian Pontes de Carvalho, começou, segundo ele mesmo, por uma brincadeira de impulsionar uma bolinha de tênis descascada com o auxílio de uma tábua, tornou-se um dos esportes mais difundidos como prática de lazer nas praias brasileiras. Hoje, trata-se de um jogo encontrado praticamente em toda a orla marítima no Brasil.
O esporte é divulgado pelos próprios praticantes e recebe grande adesão popular dado ao baixo custo do equipamento e a simplicidade de sua prática.
As entidades representativas oficiais (Confederação e Federações) localizam-se nos estados: Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina. Existe uma Associação Brasileira de Frescobol e uma Liga Brasileira de Frescobol, ambas no estado de São

Relacionados