HIST RIA DE PORTUGAL RESUMIDA

327 palavras 2 páginas
HISTÓRIA DE PORTUGAL RESUMIDA
Portugal começou com um conde vindo do norte da Europa para ajudar a realizar a reconquista da Península, o qual casou com uma filha do rei de Leão e tomou conta do Condado Portucalense, tendo nascido deste casamento D. Afonso Henriques, que mais tarde decidiu desenvolver o condado para ser país independente, pelo que teve que se revoltar contra os partidários da dependência, naturalmente ligados a sua mãe.
Conseguiu a independência em 1140 e rapidamente expandiu a fronteira numa linha de perto de Barca de Alva até Lisboa, criando assim Portugal e depois alargando o território até abaixo do Tejo.
Quase um século depois o rei D. Afonso III, que antes vivia em Boulogne, e por isso foi cognominado "O
Bolonhês", veio ocupar o trono, tendo reorganizado o Estado e iniciado a intensificação das ligações com o norte da Europa, o que permitiu a seu filho D. Dinis, que entretanto tinha recebido de seu avô D. Afonso X, rei de Leão e Castela, como presente o Algarve, continuar a organizar o País e iniciar o desenvolvimento da nossa
Marinha.
Cerca de 1380 a situação política complicou-se, pois o rei D. Fernando morreu, deixando uma filha casada com o rei de Castela, e o País dividido entre os partidários deste, que era a maior parte da nobreza, e os partidários de D. João, Mestre de Avis, e irmão bastardo do rei, que era apoiado principalmente pela burguesia de Lisboa e
Porto, onde havia elevada percentagem de judeus sefarditas, e tinha excelentes relações com a Inglaterra.
Assim foi o Mestre de Aviz o rei D. João I, que com estes apoios e a escolha de Nuno Álvares Pereira para chefiar o exército português conseguiu derrotar o rei castelhano, garantir a independência do País e dar origem à dinastia de Avis, e como o desenvolvimento só se podia realizar para sul e poente, isto é, pelo mar, a estratégia então decidida foi a expansão marítima.

Relacionados