HIST RIA DA SESA

778 palavras 4 páginas
HISTÓRIA DA SESA
A Secretaria da Saúde do Estado (SESA) é um órgão da administração direta do Governo estadual. Gerencia no Estado o Sistema Único de Saúde (SUS).

MISSÃO
Assegurar a formulação e gestão das políticas públicas em saúde e a prestação da assistência à saúde individual e coletiva, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses. A SESA enfrenta essa missão, baseada nos valores da universalidade, integralidade, equidade, ética e honestidade. Valores que estão nas ações administrativas do núcleo central, nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde e nos hospitais e unidades próprias e ainda no Hospital Waldemar de Alcântara, uma Organização Social, mantida com recursos do Tesouro do Estado.

HISTÓRIA
No dia 27 de junho de 61, o então governador do Ceará, Parsifal Barroso, dividiu a Secretaria de Educação e Saúde em duas: Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde e Assistência. A lei que criou a Secretaria de Saúde e Assistência foi a 5.427, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 de junho de 1961.

De lá para cá, a expansão da Sesa, reconhecendo o direito à saúde e acompanhando as necessidades da população, é uma realidade. O número de hospitais e unidades que integram a rede estadual é bem maior. De seis hospitais (Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José, Hospital de Saúde Mental de Messejana) a rede cresceu para nove. A ampliação começou com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que abriu as portas para a população em 2002.

No dia 8 de abril de 2011 um marco histórico para a saúde pública. Foi inaugurado o primeiro hospital público estadual de alta complexidade no interior do Ceará: o Hospital Regional do Cariri. Com 294 leitos, foi construído pelo governo do Estado para atender 1 milhão e 400 mil habitantes das regiões do Cariri e Centro Sul – rede de assistência.

No dia 1º de

Relacionados

  • SEMINÁRIO DE TCC - ARQUITETURA DE CRECHE
    13291 palavras | 54 páginas