Hist Ria Da Luta Ol Mpica

2338 palavras 10 páginas
História da Luta Olímpica
LUTA OLÍMPICA E JOGOS OLÍMPICOS
A Luta é ao lado da maratona um dos esportes mais antigos de que sem tem registro. Embora não haja confirmação de uma data precisa, acredita-se que a Luta começou a ser praticada no período Micênico da Grécia Antiga. Os atletas lutavam nus, onde seus músculos delineados representavam o equilíbrio entre corpo e mente. Registros e imagens datados do ano de 2000 a.C. foram encontradas com movimentos similares aos utilizados nos dias de hoje. A expansão territorial dos romanos é apontada com um dos fatores de propagação da luta. Literaturas antigas de povos árabes e orientais possuem registros de práticas similares ao esporte.
Era Antiga
A Luta estreou nos Jogos Olímpicos da era antiga no ano de 704 a.C. Segundo escritos e esculturas da época os atletas lutavam nus e com mistura de azeite de oliva e terra no corpo. O objetivo era derrubar o adversário três vezes. Era considerado queda quando o oponente tocava as costas, o ombro ou o tórax no solo. Não havia limite de tempo. Ainda era feita uma divisão de faixa etária, entre rapazes e adultos. O esporte permaneceu nos Jogos Olímpicos até o fim dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Com o domínio do Impero Romano sobre os gregos e o posteriormente o fim dos Jogos Olímpicos, a luta permaneceu na cultura romana e atravessou os séculos.Fator que explica a adoção do termo greco-romano a um dos estilos da luta olímpica. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram extintos por ordem do Imperador Teodósio em 393 d.C., no entanto, em virtude da extensão do Império Romano, dividido entre ocidente e oriente, a disseminação da luta estava mais do que garantida.
Era Moderna
Em 1896, o Barão de Coubertin inaugurou os Jogos Olímpicos da era moderna. A Luta Olímpica foi apontada como um dos elos entre passado e o presente. A edição seguinte marcou a única ausência da modalidade no cronograma olímpico. ausência no jogos Em 1904, nos Jogos de Saint Louis, o estilo livre foi

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas