Hist ria da Física

Páginas: 7 (1732 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
História da Física: resumo
A Física é a ciência das propriedades da matéria e das forças naturais. Suas formulações são em geral compactantes expressas em linguagem matemática.
    A Física estuda a matéria nos níveis molecular, atômico, nuclear e subnuclear. Estuda os níveis de organização ou seja os estados sólido , líquido, gasoso e plasmático da matéria. Pesquisa também as quatro forçasfundamentais: a da gravidade ( força de atração exercida por todas as partículas do Universo), a eletromagnética ( que liga os elétrons aos núcleos), a interação forte (que mantêm a coesão do núcleo e a interação fraca (responsável pela desintegração de certas partículas - a da radiatividade).
 Física teórica e experimental - A Física experimental investiga as propriedades da matéria e de suastransformações, por meio de transformações e medidas, geralmente realizada em condições laboratoriais universalmente repetíveis . A Física teórica sistematiza os resultados experimentais, estabelece relações entre conceitos e grandezas Físicas e permite prever fenômenos inéditos.
FATOS HISTÓRICOS
 A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar ereproduzir as forças da natureza em seu benefício.
Física na Antigüidade
É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza. Surgem os "filósofos naturais" interessados em racionalizar o mundo sem recorrer à intervenção divina.
Atomistas Gregos
 
    A primeira teoria atômica começa na Grécia, no século V a.C. Leucipo, de Mileto, e seu aluno Demócrito, deAbdera (460 a.C. - 370 a.C.) , formulam as primeiras hipóteses sobre os componentes essenciais da matéria. Segundo eles, o Universo é formado de átomos e vácuo. Os átomos são infinitos e não podem ser cortados ou divididos. São sólidos mas de tamanho tão reduzido que não podem ser vistos. Estão sempre se movimentando no vácuo.
 
Física Aristotélica
 
É com Aristóteles que a Física e as demaisciências ganham o maior impulso na Antigüidade . Suas principais contribuições para a Física são as idéias sobre o movimento, queda de corpos pesados (chamados "graves", daí a origem da palavra "gravidade" ) e o geocentrismo . A lógica aristotélica irá dominar os estudos da Física até o final da Idade Média.

Geocentrismo - Aristóteles descreve o cosmo como um enorme ( porém finito) círculo onde existemnove esferas concêntricas girando em torno da Terra, que se mantêm imóvel no centro delas.
 
    Gravidade - Aristóteles considera que os corpos caem para chegar ao seu lugar natural. Na antiguidade, consideram-se elementos primários a terra, a água, ar e fogo. Quanto mais pesado um corpo (mais terra) mais rápido cai no chão. A água se espalha pelo chão porque seu lugar natural é a superfície daTerra. O lugar natural do ar é uma espécie de capa em torno da Terra. O fogo fica em uma esfera acima de nossas cabeças e por isso as chamas queimam para cima.

Primórdios da Hidrostática
 
    A hidrostática, estudo do equilíbrio dos líquidos, é inaugurada por Arquimedes. Princípio de Arquimedes - A partir dessas experiências Arquimedes formula o princípio que leva o seu nome: todo corpomergulhado em um fluído recebe um impulso de baixo para cima ( empuxo ) igual ao peso do volume do fluído deslocado. Por isso os corpos mais densos do que a água afundam e os mais leves flutuam. Um navio, por exemplo, recebe um empuxo igual ao peso do volume de água que ele desloca. Se o empuxo é superior ao peso do navio ele flutua.

REVOLUÇÃO COPERNICANA
 
    Em 1510 Nicolau Copérnico rompe com mais dedez séculos de domínio do geocentrismo. No livro Commentariolus diz pela primeira vez que a Terra não é o centro do Universo e sim um entre outros tantos planetas que giram em torno do Sol. Enfrenta a oposição da Igreja Católica, que adotara o sistema aristotélico como dogma e faz da Física um campo de estudo específico.
    Para muitos historiadores, a revolução copernicana se consolida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hist ria
  • Na Hist Ria Do
  • Hist Ria
  • HIST RIA
  • Hist Ria
  • Hist Ria
  • Hist Ria Do SUAS
  • Hist Ria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!