HIST RIA DA ENFERMAGEM NIC

1630 palavras 7 páginas
HISTÓRIA DA
ENFERMAGEM

 A

profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos.
As práticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência.
Num primeiro estágio da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, associadas ao trabalho feminino, caracterizado pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como base as concepções evolucionistas e teológicas. Mas, como o domínio dos meios de cura passaram a significar poder, o homem, aliou este conhecimento ao misticismo.

As práticas de saúde mágico-sacerdotais,

abordavam a relação mística entre as práticas religiosas e de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este período ocorre antes do surgimento da especulação filosófica que acontece por volta do século V a.C. Essas ações permanecem por muitos séculos desenvolvidas nos templos que, a princípio, foram simultaneamente santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados. Posteriormente, desenvolveram-se escolas específicas para o ensino da arte de curar.

 Sob exploração deliberada, considerada um serviço

doméstico, pela queda dos padrões morais que a sustentava, a prática de enfermagem tornou-se indigna e sem atrativos para as mulheres de casta social elevada.
Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a Enfermagem, permaneceu por muito tempo e apenas no limiar da revolução capitalista é que alguns movimentos reformadores, que partiram, principalmente, de iniciativas religiosas e sociais, tentam melhorar as condições do pessoal a serviço dos hospitais. As práticas de saúde no mundo moderno analisam as ações de saúde e
, em especial, as de Enfermagem, sob a ótica do sistema político-econômico da sociedade capitalista. Ressaltam o surgimento da Enfermagem como atividade profissional institucionalizada. Esta análise inicia-se com a Revolução

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Demencia e disturbios amnésticos
    4738 palavras | 19 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas