HIST RIA DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 15 de março de 2015
HISTÓRIA DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA

A cidade de Pindamonhangaba, município paulista da região do Vale do Paraíba localizado a cerca de 130 Km da capital.


O Vale do Paraíba é uma importante região do estado de São Paulo, muito conhecida pôr seu parque industrial altamente desenvolvido e seu histórico de vanguarda na economia paulista, em especial no auge da cultura cafeeira. Possui hojechega de 3,3 milhões de habitantes (segundo censo de 2006).
Cortado pelo Rodovia Presidente Dutra, tornou-se a principal ligação entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. No seu entorno surgiram diversas cidades, que ao longo dos anos foram ganhando notoriedade devido ao seu grande desenvolvimento econômico, principalmente após a década de 50, onde várias empresas seinstalaram na região, atraídas por sua posição privilegiada e a grande quantidade de terras inexploradas até então.

Dentre estas cidades está Pindamonhangaba, destino de nossa viagem.


Banhada pelo rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes rios brasileiros, Pindamonhangaba teve seu nome inspirado pela passagem do rio na cidade. Com origem no Tupi (língua nativa), pindá-monhang-aba ou lugar (aba) defazer (monhang) anzol (pindá), considerados por muitos como “lugar onde o rio faz a curva”, faz referência a curva acentuada que o curso do rio faz na cidade dentro do chamado Bosque da Princesa, agradável parque repleto de verde, lagos artificias com carpas e fauna nativa, localizado bem próximo ao centro da cidade.




Pinda, como é carinhosamente chamada, mescla o clima típico de interior, comseu povo simples e trabalhador, com a agitação costumeira das grandes cidades, herdada provavelmente da proximidade de metrópoles como a Grande São Paulo e a “vizinha” São José dos Campos, onde é aparente o status da cidade como refúgio de diversas pessoas que trabalham nestas regiões durante a semana, e aos fins de semana e feriados seguem para a cidade para um merecido descanso.



A regiãocentral da cidade é bem desenvolvida, com forte e diversificado comércio, possuindo grandes lojas de redes varejistas, farmacêuticas e bancárias dividindo espaço com comerciantes locais, dos mais diversos segmentos, oferecendo assim tudo os que os moradores locais e os turistas casuais como nós precisam.



Pinda mantém boa parte de sua arquitetura original, proveniente principalmente dodesenvolvimento trazido pelos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil. Apesar disso, desenvolveu uma boa infra-estrutura, evidenciada por seus semáforos modernos com contador de tempo, parquímetros eletrônicos, muitos “marronzinhos” (agentes de trânsito inspirados nos da capital) e excessiva sinalização (em especial placas de conversão proibida, devido as ruas do centro que tem mão única de direçãoalternadas a cada quarteirão e as de Zona Azul), com um trânsito no pico que nos remete ao caos que deixamos para trás em São Paulo.


Mesmo com toda essa modernização, a cidade não perdeu os traços que lhe deram origem e alavancaram seu desenvolvimento. Tanto que não é preciso andar muito para que se encontre diversas construções antigas, que mantem suas formas originais, e dão um charme a mais para olugar.





E por falar em trilhos, Pindamonhangaba ganha destaque neste assunto! Além de ser cortada pela famosa EFCB, da qual possui uma estação, utilizada por muitos anos como principal acesso da cidade e cujo entorno formou o que hoje é o centro da cidade, e hoje serve apenas para o transporte de cargas da MRS Logística...


... Pindamonhangaba também é a cidade que dá origem a outra conhecidaestrada de ferro paulista, a hoje glamuorosa EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão, eixo ferroviário que liga a planície do Vale do Paraíba, partindo da estação que leva o nome da cidade, até a cidade deCampos do Jordão, localizada no alto da Serra da Mantiqueria ao norte da região, quase na divisa com Minas Gerais!



A EFCJ foi idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Cidade Na Hist Ria
  • A Cidade na Hist ria
  • Hist ria cidade Roseira
  • HIST RIA DA CIDADE DE AREZ
  • Hist Ria Da Cidade
  • HIST RIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE
  • Hist Ria Cidades De Estado
  • Trabalho A Cidade Na Hist Ria MUMFORD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!