Hist Ria Da Amaz Nia 1 Resenha

4344 palavras 18 páginas
SOUZA, Márcio. Breve História da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1993.p. 11- 44.
Márcio Souza nasceu em Manaus, Amazonas, em 1946. Aos 14 anos começou escrevendo críticas de cinema para um jornal local e em 1965 deixou Manaus para estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.Seu primeiro romance, “GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE”, foi um enorme sucesso de crítica e de vendas, logo se tornando um fenômeno internacional. A seguir, outros romances, ensaios e textos teatrais foram lançados com o mesmo impacto. Romances como “MAD MARIA”, “A ORDEM DO DIA” e “O MUNDO PERDIDO”. Ensaios como “O EMPATE CONTRA CHICO MENDES”, “FASCÍNIO E REPULSA” e “BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA”. Peças de teatro como “DESSANA, DESSANA”, “A PAIXÃO DE AJURICABA” e “AS FOLIAS DO LÁTEX”.
Márcio Souza também é roteirista de cinema, dramaturgo e diretor de teatro e ópera. Como homem de teatro ele atualmente dirige o TESC-Teatro Experimental do Sesc do Amazonas, grupo teatral que foi pioneiro na luta pela preservação da Amazônia.
Márcio Souza participou de muitos encontros internacionais de literatura e foi professor convidado da Universidade da Califórnia, Berkeley, escritor residente nas Universidade de Stanford e Austin, Texas. No momento ele está escrevendo a tetralogia “Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro”, tendo já publicado dois volumes: “LEALDADE” e “DESORDEM”, editados no Brasil pela Editora Record.
A história da Amazônia parece interessar a muitos, mas é conhecida por poucos. BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA, de Márcio Souza, escritor amazônico por excelência, é um relato que vai das culturas primitivas da região, passa pelo desatino da Transamazônica durante o regime militar e alcança as atuais polêmicas ambientais. Enfocando algumas questões como a natureza da floresta tropical, a região antes dos europeus, as origens do homem amazônico, assim como uma bem condensada narração da chegada dos diversos colonizadores europeus e o choque cultural que repercute até hoje.

A Amazônia Indígena

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas