Hist Ria Da Am Rica I AD1 2015 1

904 palavras 4 páginas
Nome: Eduardo Ferreira de Freitas
Matrícula: 14116090214
Polo: Cantagalo RAMINELLI, Ronald. Nobreza indígena da Nova Espanha: alianças e conquistas. Tempo [online]. 2009, vol.14, n.27, pp. 68-81. ISSN 1413-7704.

A conquista do Novo Mundo: relações e conflitos

Ronald Raminelli faz uma análise sobre as formas de dominação usadas pelos espanhóis na conquista dos nativos americanos. Mostra que além da força, os castelhanos usavam meios menos ortodoxos, como as estratégias políticas de manter a elite ameríndia preservando seus domínios, poderes aristocráticos e a governança em troca de favores da Coroa. O autor destaca também a influência espanhola sobre os costumes nativos como: o uso de roupas europeias, a língua, a arquitetura, a arte e etc.
Para Raminelli, as forças castelhanas que chegaram às terras do México, além de usar o poderio bélico, os cavalos e inconscientemente as epidemias como armas de domínio, aproveitaram os conflitos entre os povos dali, para criar alianças e enfraquecer os opositores. Nessa batalha pela conquista são dados alguns privilégios aos índios que cooperavam com os conquistadores. Hernan Cortéz tentou sem sucesso chegar até Moctezuma, o imperador dos mexica, então fez aliança com o principal inimigo do soberano, o chefe de Tlascallan, que o ajudou nessa conquista. Mais tarde, com a morte de Moctezuma, os guerreiros de Tlascallan, receberam como gratidão o direito de manter os próprios domínios, além de expandi-los, recebendo propriedades dos caciques revoltosos, recebendo tributos dos habitantes e até autorização para viajar a Madri, onde pediam favores diretamente ao soberano. Aos poucos, foi-lhes permitido também o uso de armas de fogo, espadas, roupas espanholas e montar cavalos.
Foram feitas várias alianças com as chefias dos vários grupos guerreiros, onde eram selados acordos vantajosos para os conquistados, que assim conseguiam

Relacionados