Hist Ria Contempor Nea A Origem Agr Ria Do Capitalismo

1273 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Goias
História Bacharelado
História Contemporânea 1
David Maciel
Jeftá Pires dos Santos

A origem do capitalismo
(capítulo 4, A origem agraria do capitalismo)

Fichamento de texto

Goiânia
2015

Capitalismo agrário

O capitalismo certamente pressupôs o feudalismo europeu, o que provavelmente tenha sido a grande base para sua criação, com o acumulo de terras, riquezas, poder, influencia e outros.
“A associação do capitalismo com as cidades é uma das convenções mais firmes estabelecidas na cultura ocidental. Supõe se que o capitalismo tenha nascido e se criado na cidade. Mais do que isso, entretanto, a implicação é que em qualquer cidade com suas praticas características de intercambio e comércio era, por sua própria natureza, capitalista desde sempre, e que somente obstáculos internos impediram que qualquer civilização urbana desse origem ao capitalismo. Só a religião errada, o tipo errado de estado ou os grilhões ideológicos, políticos ou culturais, que atavam as mãos das classes urbanas, é que impediram que o capitalismo emergisse em toda e qualquer lugar, desde tempos imemoriais ou, pelo menos, desde que a tecnologia permitiu a produção de excedentes suficientes.”(WOOD, a origem do capitalismo, 2001, pág. 76.)
A humanidade por milênios, proveram suas necessidades matérias trabalhando na terra, se dedicando bastante na agricultura, e com isso dividiram se em classes, entre os que trabalhavam a terra e os que se apropriavam do trabalho alheio.
“Quando reconhecemos quão distintivas são essas relações processos sociais, quão diferentes são das formas sociais que dominaram a maior parte da história humana, torna se claro que é preciso mais, para explicar o surgimento dessa forma social característica, do que o pressuposto para logístico de que ela sempre existiu sob forma embrionaria, precisando apensa ser libertada dos cerceamentos não naturais. A questão de sua origem pode ser assim

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas