Hist Ria Congado Itaguara

400 palavras 2 páginas
QUARTEL DO ROSÁRIO
José Alexandre - Rei Congo
Laudelina Cunha - Rainha Conga
João Maria - Rei Perpétuo
Maria Luiza - Rainha Perpétua
Antônio Eustáquio (Totonho) Rei Perpétuo Substituto
Maria Conceição (Nhá) Rainha Perpétua Substituta
Valdivino Andrade - General – Capitão-Mor
Antônio Rosa - 1º Capitão Regente
Zé Coco - 2º Capitão Regente

GUARDA DO MARINHEIRO
A guarda do Marinheiro é a guarda mais antiga de nossa cidade completando hoje 76 anos de existência. Ela foi fundada em 1920 pelo Sr. José Marra que veio a falecer em 1925 assumindo então temporariamente o Sr. José Nicolau Andrade, que em 1927 passou o comando para o Sr. Mário Batista dos Santos que por motivos desconhecidos passou a guarda para seu irmão João Batista dos Santos em 1931, que faleceu em 1980. Assumiu então o Sr. João Evangelista Costa (Duzinho) em 1981 que comanda até os dias de hoje.

GUARDA DO CONGO
Esta guarda de bela melodia foi fundada em 1927 por José Nicolau Andrade (Sr. Bizuca), passando o comando em 1941 para Tarcísio Rosa, que em 1958 transferiu seus poderes para Levino Andrade. Devido a sua morte em 1990 assumiu Custódio Santos, que em 1994 passou sua guarda para Raimundo Gomes Santos (Mundico), que está comandando até hoje.

GUARDA DO CATUPÉ
Fundada em meados de 1936 por Sr. José Saturnino que por motivo de doença passou o comando para seu filho Sr. José Miguel em 1946, que deu continuidade ao seu trabalho até 1987 que com todo seu encanto e beleza faz com que a Guarda de Catupé seja uma guarda de pai para filho.

GUARDA DO VILÃO
Esta guarda de extrema beleza foi também fundada pelo Sr. José Nicolau Andrade (Sr. Bizuca), que devido a sua morte em 1979 assumiu sua liderança o Sr. João José da Costa Guimarães (Sr. Zunga).

GUARDA DO MOÇAMBIQUE
O Sr. José Nicolau Andrade seguindo o exemplo de seu pai fundou esta guarda em 1946 ficando em seu comando até 1962. Sr. Valdivino Andrade, com seu irmão, com todo conhecimento moçambiqueiro assumiu em meados de 1962 com o qual

Relacionados