Hist Ria Cidades De Estado

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015

Escola Secundária do Cartaxo
2010/2011


As Cidades-Estado Gregas

Disciplina: História A
Docente: Luísa Ferreira
1º Período



Aluna: Andreia Sofia Clemente Rodrigues, nº7
Turma : F - Línguas e Humanidades
Índice

Introdução…………………………………………………………………….2
Uma pluralidade de cidades-estado………………………………………………3
Características do Mar Mediterrâneo…………………………………………….4
Constituição da polis eorganização do espaço cívico………………………………5
Acrópole……………………………………………………………………….6
Ágora…………………………………………………………………………..7
Elementos definidores da polis…………………………………………………..8
Conclusão………………………………………………………………………9
Bibliografia……………………………………………………………………10
Anexo 1……………………………………………………………………….11
Anexo 2……………………………………………………………………….12
Anexo 3……………………………………………………………………….13









Introdução

Este trabalho surgiu noâmbito da disciplina de História A que é leccionada no 10ºano de escolaridade na área de Línguas e Humanidades pela professora Luísa Ferreira e que tem como finalidade a reflexão sobre o seguinte tema: As Cidades-estado Gregas.
O Objectivo deste trabalho é pronunciar os aspectos estudados sobre a Grécia Antiga, o isolamento das polis e as suas consequências, o espaço territorial da polis e também sobreos elementos definidores da polis.
Neste trabalho escrito, vou tratar da civilização helénica, que nasceu na costa ocidental da Ásia menor e na Grécia Continental, espalhando-se depois pela bacia do mar Mediterrâneo aproximadamente entre os séculos X e II a.C.
O Povo grego não formou impérios, esteve sempre dividido em várias cidades-estado, sendo este o assunto, vou concentrar-me no subtema“Cidades-estado”.















Uma pluralidade de cidades-estado

A Grécia é constituída por montanhas, ilhas e pelo mar, com as baías rochosas e os terrenos montanhosos a Grécia tornou-se num país de difícil invasão. Com esta geomorfologia a Grécia não podia ter um solo muito fértil e com muitos recursos, pois a agricultura é tipicamente mediterrânea. – Figura 1






O mar facilitava ascomunicações que a terra impedia, pois o relevo acidentado dificultava as comunicações, o que favoreceu o desenvolvimento de cidades-estado isolada, ou seja, uma comunidade organizada e instalada num espaço territorial próprio onde vivem pessoas e auto – administrativa.
Com este isolamento gerou-se muitas diferenças de polis para polis não só aos modos de vida, aos deuses, à moeda, ao calendário, ao sistemade pesos e medidas, mas também quanto à administração da cidade-estado, estas diferenças tornaram-se consequências do isolamentos das cidades-estado.
Ao contrário dos povos vizinhos, os gregos nunca formaram impérios, e sabendo que os seus vizinhos não tinham este tipo de governação então consideravam que ‘a polis era a unidade natural e justa da sociedade humana’.
Os gregos estiveram sempredivididos numa pluralidade de pequenas cidades-estado, autónomas e independentes, e muitas vezes rivais.
As principais cidades-estado eram Esparta e Atenas. Atenas destacou-se das outras cidades-estado pela sua organização política e pelo seu desenvolvimento cultural e artístico.As cidades-estado espalhavam-se por toda a Grécia Continental mas também na Grécia Insular e na Grande Grécia – Anexo 1.
OsGregos consideravam-se Helenos, civilização hélade, pois partilhavam a mesma identidade linguística, racial, religiosa e cultural.
Características do Mar Mediterrâneo












Constituição da polis e a organização do espaço cívico


A polis era constituída por várias tribos e ocupava um território próprio, normalmente situado num vale ou numa ilha. No lugar mais alto da principal colina, estavaa acrópole – figura 2, na parte baixa da cidade encontravam-se as habitações populares e a praça pública – figura3.
O espaço territorial da cidade-estado era constituído por um espaço rural, podendo assim cultivar a terra e viver na cidade em simultâneo.

Fig. 2 – Acrópole
Acrópole

Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Cidade Na Hist Ria
  • A Cidade na Hist ria
  • Hist ria cidade Roseira
  • HIST RIA DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA
  • HIST RIA DA CIDADE DE AREZ
  • Hist Ria Da Cidade
  • HIST RIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE
  • HIST RIA DOS ESTADOS UNIDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!