Hist 2tri

1504 palavras 7 páginas
Resumo para a segunda prova trimestral de história
Antiguidade Oriental: Egito
Conceitos básicos:
Cidade-estado: cidade que se autogoverna. Independente politicamente das outras cidades (como seria o caso de um país).
Cidade: meio geográfico e social caracterizado por uma forte concentração populacional que cria uma rede orgânica em troca de serviços.
Estado: nação organizada politicamente.
Civilização: estrutura social que dura no tempo, moldada em base da população, território, cultura, hábitos, tradições, e elementos da organização social, política e econômica. Uma civilização é um agrupamento humano que não aceita certas influências e constrói sua identidade a partir dessas recusas, se diferenciando dos demais. Uma sociedade civilizada é uma sociedade que criou regras comuns de convívio entre seus componentes.
Monarquia: sistema político que tem um monarca como chefe de Estado. É a forma política em que o poder supremo do Estado se concentra nas mãos de uma só pessoa.
Império: cidade-estado que conquista outras cidades expandindo seu território.
Despotismo: forma de governo absoluto e sem fundamento na lei, que depende apenas da vontade de alguém.
Teocracia: governo no qual o poder político e religioso estão unidos. Um exemplo disso é o Egito, que possuía os faraós como chefes de Estado.
Propriedade estatal: Administrada pelo Estado, mas ocupado pela comunidade.
Questões importantes:
As regiões nas quais surgiram as primeiras civilizações estão entre rios, pois as comunidades se organizavam em torno dos rios buscando água e terras férteis para a agricultura. Essas comunidades passaram a produzir muita comida chegando ao excedente que deu origem a escrita, que por sua vez criou um novo grupo social (escribas), consolidando assim a hierarquia e originando as primeiras civilizações.
Principais realizações materiais:
- Pirâmides grandiosas: mostra que o Egito era um império muito rico, pois possibilitou a construção de uma pirâmide imensa, e para que

Relacionados