Históriqa dos bandeirantes

Páginas: 3 (516 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
Bandeirantes
Denominam-se bandeirantes os sertanistas de São Paulo, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata,abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.
A maioria dos bandeirantes eram compostos por índios (escravos e aliados), caboclos (mestiços de índio com branco), ealguns brancos que eram os capitães das bandeiras, assim, informa Afonso d'Escragnolle Taunay, citando uma carta do jesuíta Justo Mancila, que na segunda bandeira, a de Nicolau Barreto, em 1602, foicomposta por 270 portugueses, número elevado, considerando que São Paulo tinha poucos habitantes:
"No ano de 1602 saiu de São Paulo a buscar e trazer índios, Nicolau Barreto com o pretexto de buscarminas, e levou em sua companhia 270 portugueses e três clérigos".[1]
Os caboclos, ou seja, descendentes do cruzamento de índios e brancos, eram os principais elementos do grupo, pois eram a ligaçãodireta entre o colonizador branco (português) e o nativo, o índio, que conhecia as terras. Os bandeirantes paulistas, devido à sua pobreza não podiam adquirir escravos africanos e escravizam por issoos indígenas. Além do português, os bandeirantes também falavam o idioma indígena tupi-guarani e com ele deram nomes a vários lugares por onde passaram.
História
Segundo um mando Real de 1570, a Leidas Ordenanças, nas zonas rurais, em vez da Companhia de Ordenanças, se organizava uma Bandeira: tinha formação similar à de uma companhia sendo seus componentes divididos em esquadras, reunindo-se osque estavam até a uma légua da sede do capitão-mor. Foi com esta a origem das bandeiras que, um capitão e seus cabos, exploraram e devassaram o território brasileiro (era uma forma de proteção contraos ataques indígenas que já haviam destruído uma expedição de Martim Afonso em Cananéia e de Solis no Rio da Prata).
Povoado de relevo foi o de São Paulo, e o surto das bandeiras teve origem na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bandeirantes
  • Bandeirantes
  • Bandeirantes
  • Bandeirantes
  • Bandeirantes
  • bandeirantes
  • Bandeirantes
  • Bandeirantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!