Históricos e fundamentos da psicologia comunitária no brasil, acompanhamento psicossocial de adolescentes e exploração sexual

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
HISTORICOS E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITARIA NO BRASIL ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL DE ADOLESCENTES E EXPLORACAO SEXUAL
Sumário

INTRODUÇÃO 3
HISTÓRICOS E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL 4
2.1 No encontro de 1981 – À procura de uma compreensão de uma psicologia social comunitária 5
2.2 Encontro de 1988: À procura de sistematização 5
2.3 Trabalhos Comunitários nazona rural 6
2.4 Em busca de uma sistematização teórico-prática 6
Acompanhamento Psicossocial de adolescentes:uma metodologia inovadora no enfrentamento da exploração sexual 7
3.1 Projeto “AS MENINAS” 8
3.2 A METODOLOGIA DO CAMARÁ 8
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11




INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe uma síntese de alguns assuntos relacionados à Psicologia Comunitária,afim de ressaltar a importância do papel do psicólogo e o seu compromisso social com a população em geral, principalmente as de origem carente, população a qual, muitas vezes, ficam à margem da sociedade.
São abordados também, projetos sociais que visam promover o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes como, por exemplo, o projeto “AS MENINAS”, além de metodologias inovadoras noenfrentamento de exploração sexual.

HISTÓRICOS E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL

Uma revisão da psicologia comunitária no Brasil não pode ser feita fora do contexto econômico e politico do Brasil e da América Latina.
No Brasil o golpe militar de 1964 dificultou muito esse trabalho, o regime de extrema repressão não permitia nenhum tipo de reunião de pessoas que logo já eraconsiderada subversão.
Por isso esta preocupação é mais sentida na universidade, quando em 1968 foi desenvolvida uma reflexão quanto ao seu papel nesse contexto. Professores dos cursos de psicologia questionam a sua prática e a própria psicologia como ciência passa por uma crise.
Surge nesse período e em vários países da América Latina a expressão “ Psicologia Comunitária”.
Referindo-se à atuaçãode profissionais junto a populações carentes. Muitos trabalhos foram realizados, mas sem resultados positivo. No Brasil o trabalho de Paulo Freire deu inicio ao que posteriormente colaborou para definir especificidades em termos de área de trabalho. A preocupação com a educação popular tendo como meta a conscientização
A preocupação com prevenção da saúde mental, unindo psicólogos,psiquiatras e assistentes sociais.
Educação popular com participação de pedagogos, psicólogos, sociólogos e assistentes sociais.
Os Encontros Regionais de Psicologia na comunidade, realizados em São Paulo e em Minas Gerais, organizados pela Associação Brasileira de Psicologia Social (ABHRAPSO) , onde foram apresentados relatórios que comprovaram um contraste entre preocupações com saúde mental eeducação popular, ambos com objetivos diferentes.
2.1 No encontro de 1981 – À procura de uma compreensão de uma psicologia social comunitária
Cada projeto apresentou uma proposta de trabalho, a de Paulo Figueiredo seria o de proporcionar o crescimento da consciência dessa população através da participação dos indivíduos em grupos
A de Pedro de C. Pontual Moldes visou a importância da organizaçãolegitima dos trabalhadores por eles mesmos. Ele afirma que qualquer profissional envolvido nestes movimentos tem o papel de educadores populares, fazendo com que a população tome consciência sobre a própria realidade .
Outro relato importantes referiu-se à utilização do psicodrama-pedagógico com mulheres na periferia, apresentado por Maria Alice Vassimon . Sempre com uma equipe de profissionaisinterdisciplinar, reúnem 60 mulheres para discutir problemas de seu cotidiano e de como tornar o grupo independente, e assumir o próprio caminho.
O encontro de 1981 se encerra com o questionamento se a atuação do psicólogo se caracteriza por tarefas visando a prevenção e a cura da doença mental ou por tarefas educativas e consciêntizadoras. “ O que é especifico da psicologia e dos demais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo: Histórico e fundamentos da Psicologia comunitária no Brasil
  • EXPLORACAO E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES NO BRASIL
  • exploração sexual de criança e adolescente
  • Exploração sexual de crianças e adolescentes
  • Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
  • Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes
  • Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes
  • Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!