Histórico e introdução ao handebol

Páginas: 11 (2621 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
INTRODUÇÃO AO HANDEBOL E SEUS PROCESSOS DE INICIAÇÃO

Introdução

O Handebol é um esporte rico em movimentos, reunindo três básicos: correr, saltar e lançar e tem como característica principal a velocidade e a combinação de gestos motores. O indivíduo terá facilidade em jogar handebol quando dominar com naturalidade os movimentos básicos: deslocamentos, manejo de bola e domínio do corpo. Odesenvolvimento fisiológico e psíquico da criança assim como seus interesses difere do adulto.
Deve-se observar no andamento das atividades que a criança não tem autocontrole para seguir certas normas exigidas pelo aprendizado. No início deve-se levar em conta o aspecto psicológico e não o cronológico. O domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, caracterizados pelo verbo “fazer”. Odesenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, e as mudanças ocorrem mais nos primeiros anos de vida (SINGER, DICK 1980) (TANI et al., 1988).

Caracterização

O processo de iniciação são atividades desenvolvidas na primeira fase escolar, período em que a criança não domina nenhum ou quase nenhum tipo de movimento motor. A iniciação do handebol escolar deve ser feita por meio de:* Jogos pré-desportivos;
* Mini Handebol;
* Domínio de corpo e bola (MELHEM, 2002) (KASLER, 1978) (SANTOS, 2003).

Iniciação ao Handebol

Para iniciar a criança no handebol é preciso começar pelos fundamentos mais simples, baseando-se neles, para ajudar no amadurecimento do corpo aplicando exercícios progressivamente (DIETRICH, 1984).
Após os movimentos fundamentais e os exercícioscombinados, deve-se aplicar um método planejado ou idealizado, aperfeiçoando as formas básicas como: correr, saltar e arremessar.
Os objetivos de desenvolvimento motor devem ser observados nas diferentes faixas etárias:

* 5 – 6 anos: expressar naturalmente os movimentos, utilizando o próprio corpo, materiais, objetos, coisas da natureza, fazer imitações.
* 7 – 8 anos: desenvolver asqualidades físicas e técnicas, coordenação geral e agilidade.
* 9 – 10 anos: praticar as formas dinâmicas de movimentação, deslocamentos, mudanças de direção, ritmos, giros, saltos com e sem aparelhos. Executar manejo natural dos pés, das mãos, com bolas e outros materiais. Utilizar corretamente os fundamentos, em função do deslocamento em quadra, dos colegas e do adversário, em situações de jogo(BORSARI et al., 1980).
* 11 – 12 anos: praticar de forma natural e correta os movimentos, gestos e deslocamentos individuais e em grupos, com e sem materiais. Aplicar com destreza de gestos, movimentos e deslocamentos nas atividades esportivas.
* 13 – 14 anos: movimentar-se e localizar-se em espaços adequados em relação à bola, ao parceiro, ao adversário, e ao objetivo, nas situações dejogos e atividades esportivas individuais. Aplicar coletivamente a técnica com proveito tático nos jogos.
* 15 – 17 anos: localizar-se em espaços adequados taticamente nos jogos coletivos. Aplicar os fundamentos segundo técnica e tática apuradas, ao nível dos praticantes nas atividades esportivas. Ajustar o físico e o tático, frente a situações criadas em aula, nas atividades e pelo professor(ZAMBERLAM, 1997).

Normas no Ensino das Técnicas

* Do pouco para o muito: o trabalho evolui do pouco para o muito, quanto ao tempo e número de exercícios.
* Do simples para o complexo: nas técnicas de fácil execução, fazer abordagem global. Nas técnicas de difícil execução, utiliza-se subdividir o todo do exercício em partes ou fases.
* Do conhecido para o desconhecido: elementosnovos aparecem após termos insistido e assegurado o ensinamento anterior. Na primeira vez que se executa um gesto novo, ele não é perfeito, porém, o importante é o entendimento consciente do gesto, e quando deve ser aplicado em situação de jogo (DIETRICH, 1984) (MELHEM, 2002).

Formas de Trabalho

O ensinamento do handebol a um iniciante é fundamentado às praticas pedagógicas. A metodologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico do handebol
  • Histórico do Handebol
  • Histórico do Handebol
  • Histórico do handebol
  • Conceito Historico Do Handebol
  • Histórico do handebol no mundo e no brasil
  • Processo Histórico e Regras do Handebol
  • INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS  DO HANDEBOL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!