Histórico trem bala

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
A história do Trem Bala tem início nos primórdios do transporte ferroviário, a cerca de 1550, nas minas de Alsácia na Bélgica onde se utilizava um vagão de minério com rodas e trilhos de madeira.Mais tarde, em 1770, James Watt criou a máquina a vapor, aperfeiçoada em 1784 por seu ex-aprendiz William Murdoch que observou que o vapor poderia ser usado como propulsor de veículos e adaptou estamáquina a um triciclo.
Finalmente, em 1804, Richard Trevithick, utilizando a tecnologia do vapor, construiu a primeira locomotiva do mundo em Penydarrem, na Gália do Sul.
A partir desta invenção muitosinventores se interessaram pelo assunto, Trevithick construiu outra locomotiva para circular sobre trilhos chamada “catch-me-who-can”,Fenton & Murray construíram a primeira locomotiva cremalheira domundo em Middleton em 1811 e 11 anos mais tarde, o inglês George Stephenson fundou a primeira empresa do mundo para construir locomotivas e proporcionou que estas máquinas pudessem carregar passageiros.Com o tempo, as locomotivas começaram a se espalhar pelo mundo. A primeira latino americana foi construida em Cuba em 1837, a primeira sul americana em 1851 no Peru e no Brasil a primeira ferroviafoi inaugurada em 30 de abril de 1854.
Os trens a vapor evoluíram e o diesel começou a ser utilizado como combustível, surgiram novas tecnologias utilizadas nos motores dos trens como sistemahidrostático, transmissão hidráulica, turbina elétrica de combustão até levitação magnética. Mas os trens de alta velocidade são os elétricos, alimentados externamente e atingem velocidades maiores que300km/h.
Os trens de alta velocidade surgiram para aliviar e complementar o transporte público na tentativa de extinguir as limitações dos trens de média e longa distâncias, de velocidades até 250 km/h.Sendo instalados em regiões de grandes concentrações populacionais entre cidades que distam até 600 km. Os serviços convencionais também se encontram em funcionamento em países que não dispõem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trem bala
  • Trem bala
  • Trem bala
  • Trem-bala
  • Trem-bala
  • trem bala
  • Trem Bala
  • Trem bala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!