histórico do Tchoukball

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
HISTORICO DO TCHOUKBALL
Tchoukball  é um esporte coletivo indoor sem contato físico desenvolvido na década de 1960 
pelo  médico suíço Dr. Hermann Brandt, com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipes.
No decorrer de seu trabalho, este médico de Genebra se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva.
 Ele percebeu, entre outrascoisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas
 de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos.
Portanto, temendo os abusos dos esportes, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do Tchoukball, um esporte que permitisse que o indivíduoadquirisse e mantivesse
 um duradouro equilíbrio físico, mental e social. Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o Tchoukball procura tornar possível o sonho do Dr. Brandt,
ou seja, que o esporte deva "contribuir para a construção de uma sociedade humana digna".
O Tchoukball apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, do Handebol e do Voleibol.Pelo seu caráter lúdico, otchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo
independentemente da sua idade, seu sexo ou capacidade atléticas.

Um esporte que estimula a competição, não permitindo o contato físico entre os atletas e, portanto, sem violência. Essa é a proposta do tchoukball. 

TCHOUKBALL CHEGA AO BRASIL
 O Tchoukball chegou ao Brasil, através da Federação Internacional de Educação Física-FIEP,quando em 1987, em Canavieiras – Florianópolis–SC, o presidente desta entidade, Prof. Dr. John Andrews, propôs a difusão do esporte no Brasil e em outros países da América Latina.
O Professor de Educação Física Nelson Schavalla esteve presente no evento, e auxiliou o Professor Andrews na arbitragem das demonstrações do novo esporte. Posteriormente, a cooperação entre os dois professores tevecontinuidade e a partir daí ampliaram-se as práticas de Tchoukball no Brasil.


O tchoukball passou a ser difundido a partir de 1992, quando o sergipano Océlio Antônio Ferreira ocasionalmente estava estudando na Europa e se interessou pela modalidade. Ele se aprofundou e tornou-se jogador do Lausanne Tchoukball Club, da Suíça, onde participou de torneios nacionais e internacionais, vindo adiplomar-se técnico e árbitro internacional, ministrando cursos e oficinas. No mesmo ano, ele retornou ao Brasil e começou a divulgar a modalidade em São Paulo.
Em 1993, aconteceu o 1º Torneio Paulista em quadra (Ginásio Pelezão, na Lapa) gerenciado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, tendo o Liceu de Artes e Ofícios como campeão do evento que reuniu seis equipes participantes.Com o crescimento da modalidade, em setembro de 1999, foi criada a ABTB (Associação Brasileira de Tchoukball) que é filiada e vinculada a FITB (Federação Internacional de Tchoukbal), o que permitiu ao Brasil disputar competições internacionais, tendo como melhor resultado o quinto lugar obtido no Campeonato Mundial, disputado em Genebra, na Suíça.

TCHOUKBALL ATUALMENTE NO BRASIL
Atualmente, otchoukball brasileiro vem crescendo ano após ano com a criação de novas equipes, novos cursos e, principalmente, novos adeptos. Este crescimento acontece devido aos esforços de todos os apaixonados pelo esporte, podemos citar Julio Calegari (Diretor de Promoção/Desenvolvimento Internacional da FITB), Cácio Gilla e Rogério Teixeira (RJ), Silvia Echeverria (MS), Alceu Souza (PR), Océlio Ferreira(região NE), Luciano Justino e Archimedes Moura Jr (SP), este último Presidente da ABTB e representante da FITB no Brasil.



ONU credencia modalidade como o Esporte da Paz
As particularidades do tchoukball convenceram a ONU (Organização das Nações Unidas) de que o esporte incentiva à prática de atividade física privilegiando o bem estar de seus praticantes. O resultado foi carta emitida pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tchoukball
  • tchoukball
  • Tchoukball
  • Tchoukball
  • Tchoukball
  • tchoukball
  • tchoukball
  • Tchoukball Ed

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!