Histórico de lutas

Páginas: 11 (2707 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
História das lutas
O hábito da luta é muito antigo, quer como método de preparação de guerreiros, quer como modalidade de competição esportiva. Os historiadores registram que a luta era parte integrante da educação ateniense, porque era consenso que as crianças e os jovens tinham que preparar-se tanto para a paz quanto para a guerra.
Já “artes marciais” expressa origem ou objetivo militar,muito embora algumas têm sido aprimoradas em mosteiros, e outras têm sido definidas como “a cultura religiosa aplicada ao corpo”. Presentemente, entre nós, as artes marciais são praticadas principalmente como esporte, método de auto-defesa, exercício de condicionamento físico e, até mesmo, mecanismo de desenvolvimento espiritual.
Um contratempo logo surge quando se trata de estudar as origens dasartes marciais: não há como precisar o momento em que surgiram. O máximo que se pode fazer são conjecturas a partir do caractere sócio-cultural e traçar uma linha de acontecimentos mais ou menos coerente dentro de certos aspectos, haja vista que alguns aspectos duma arte marcial têm uma origem bem conhecida ou documentada, porém, o conjunto não se fecha, se não se incluírem algumas especulações. Oque se sabe é que todos os povos que se organizaram em sociedade possuem alguma forma de defesa, isto é, pelo menos possuem uma força armada, pois os ajuntamentos de pessoas eventualmente entravam em choque, por recursos naturais ou outros motivos.
Durante o século XV por volta de (1421 - 1439) o rei Sho Hashi ou o rei Sho Shin (1477 - 1526) - que a história não dar uma certeza, promulgou um éditoimperial que proibia o uso, o porte ou a conservação de armas de qualquer natureza, então os governantes da ilha confiscarão espadas e armas semelhantes e proibiram seu treinamento. Foi a partir de então que, levados pelo instinto natural de sobrevivência, as artes marciais de Okinawa passaram a enfatizar primeiramente o combate de mãos vazias, que deu origem ao atual Karate ou com armasimprovisadas que deu origem ao Kobudo - sai, bo, nunchaku, kama, tonfa, chimbe, tekko. Já que havia a proibição do uso de armas, e devido a gravidade às vezes mortal que motivava os treinamentos, a prática do Karate era feita em absoluto segredo.
No inicio do século XVII, no Japão houve uma das mais terrível guerra civil onde o clã vencedor foi dos Togukawa e o vencido foi o clã dos Satsuma. Os Satsumadirigidos pela família Shimazu, derrotados porem não destruídos foram enviados para as ilhas Ryu Kyu em 5 de abril de 1609, maneira astuciosa de livrar-se do inimigo e ao mesmo tempo estabelecer um controle japonês sobre a ilha que até então era domínio chinês. Okinawa na época com meio milhão de habitantes recebeu uma frota de 3 mil guerreiros. Os okinawenses ficaram sob o jugo dos invasores atéque em 1879, quando a ilha se tornou território japonês incorporado ao Império de Mutsu-Hito. Logo após a ocupação, surgiram as primeiras ordens de Ichisa Shimazu, a principal foi reforçar as disposições antigas, ficava proibido pela segunda vez, a posse de todo tipo de arma e qualquer praticam de caráter marcial. Já que os invasores haviam confiscado todos os objetos e utensílios de ferro edesativaram as fundições. Assim veio a influencia dos samurais, que praticando seus exercícios como forma de arte marcial ou defesa pessoal, através dos quais desenvolveram a disciplina, a paz, a moral e o civismo para impor a ordem a sua nação. Nesta ocasião , a maior influencia veio dos estilos do templo Shaolin Chinês.
Devido ao conflito sino nipônico, o povo japonês não aceitava qualquer palavraque representasse a cultura chinesa. Funakoshi mudou os símbolos de (KARA) que significava TANG referindo a dinastia TANG da china e deu a atual acepção da palavra(KARA) Vazia (TE) Mãos, (KARATE) Mãos Vazias que veio do conceito ZEN. Funakoshi escolheu o citado sentido pelo seu significado na filosofia budista, pois para ele o Karate, além de arte marcial era também uma maneira de construir o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historico e origem das lutas
  • Lutas
  • lutas
  • Lutas
  • Lutas
  • Lutas
  • Lutas
  • Lutas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!