Histórico de 10 praças

Páginas: 13 (3094 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Praça do Povo (Piazza del Popolo) – Roma

Uma das mais famosas praças de Roma surgiu quando, no século XI, o Papa Pascoal II construiu uma capela no local do tumulo de Nero, onde mais tarde, entre 1472 e 1477, foi construída a igreja Santa Maria del Popolo sob o pontificado de Sisto, dando nome a praça. Em 1573, o Papa Gregório XIII adorna no centro da praça uma fonte de Giacomo della Porta,que depois é deslocada para o início da Via del Corso por ordens Domenico Fontana e Sisto V, no ano de 1589, coloca na praça um grande obelisco no centro da praça, trazido por Augusto do templo dos Faraós Ramsés II e Mineptah, o obelisco Flaminio, com 24 metros de altura. Por volta de 1655 e 1660, o Papa Alexandre VII, encarregou Giano Lorenzo Bernini de restaurar igreja Santa Maria del Popolonovamente, dando-lhe um ar de barroco que permanece até hoje. Nessa reforma foram construídas as igrejas gêmeas, Santa Maria in Montesanto (1676) e Santa Maria dos Milagres (1678), renovando drasticamente a aparência da praça.
A presente forma da praça assume essa forma apenas no final do século XIX, na época da ocupação napoleônica, o arquiteto Giuseppe Valadier, refez um planejamentoarquitetônico e urbano para praça. Antes era apenas uma praça de forma trapezoidal que se alargava em direção ao Trident, formado pela Via del Corso, Via dela Babuino e Via Ripetta. Com a intervenção a praça assume uma forma elíptica na parte central, decorada com inúmeras fontes de estátuas que se estendem na direção do rio Tigre. Sob o pontificado do Papa Leão XII, em 1818, Valadier substitui a fonte dedella Porta por uma nova, com quatro leões em mármore que pela boca jorram água em uma banheira colocada em um pequeno lance de escadas. Logo depois ele fez mais duas fontes que ficam nas laterais da praça, a estruturas das fontes é igual, a única está no centro, um grupo de estátua. Na fonte ocidental a estátua de Netuno ladeado por tritões com golfinhos. Na fonte leste, um grupo de rochas detém aestátua da deusa Roma e aos pés dela a Lupa Capitolina amamentando Rômulo e Remo, rodeada por estátuas sentadas.
Em 1878 foram adicionadas duas torres laterais para fortificar a porta. Foi construída uma nova estrada de acesso à praça. A última relevante intervenção ocorreu em 1936, com a inauguração do novo aqueduto Verigine. Hoje a Piazza del Popolo é uma grande área urbana com cerca de 16 milmetros quadrados, com capacidade para 65 mil pessoas, local de eventos públicos importantes para a cidade.



Praça Batista Campos – Belém
No século XIX, o atual local da praça era conhecido como “Lardo da Salvaterra”, com a morte da proprietária, Maria Manoela de Figueira e Salvaterra, passou a pertencer à Câmara Municipal de Belém, chamando-se Praça Sergipe, só em 1897 que ela passou a serchamada de Batista Campos, em homenagem a um dos principais personagens da Cabanagem: cônego Batista Campos. Foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1904. Por influencia marajoara os calçadões da praça receberam revestimento de mosaico português. Possui quatorze entradas, coreto, cursos d’água com pontes e está jardinada com plantas nativas.
Em 1983 foi tombada pelo município. Passou por umarestauração em 1986, para retornar as características originais perdidas na primeira restauração, no inicio do século XX. Ganhou uma associação que ajuda a preserva-la desde 1997, a Associação dos Amigos da Praça Batista Campos (AAPBC). Ganhou uma nova restauração em 2008, que a deixou mais moderna, porem sem perder suas principais características, como as plantas ornamentais, ajardinamentos sem grades,pontes, córregos, bancos, caramanchões, chafariz e coretos de ferro. Com 3 mil metros quadrados de área construída, é intitulada como um dos ambientes mais bonitos da capital paraense. É um local onde o visitante pode praticar atividades físicas, lazer ou apenas passear para relaxar. “Todos os dias centenas de pessoas visitam a praça e devido a isto o logradouro exige cuidados e manutenção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praça da sé
  • Praca
  • Praça
  • praça
  • Praças
  • praça
  • A Praça
  • praça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!