Histórico da TGS

Páginas: 20 (4988 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

TRABALHO 01 – HISTÓRICO DA TGS



















2014


RESUMO
Este trabalho vem apresentar uma visão ampla da Teoria Geral de Sistemas (TGS), juntamente com outros tópicos relacionados ao assunto.
Palavras chave: TGS, administração, sistemas.

SUMÁRIO



1. A TGS
A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig vonBertalanffy. A TGS não busca solucionarproblemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos da TGS são:
a. Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.
b. Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria de sistemas.
c. A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicosdo conhecimento científico, como as ciências sociais.
d. A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência.
e. A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.
Bertallanfy critica a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas,como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. E espaços vazios (áreas brancas)entre elas. A natureza não está dividida em nenhuma dessas partes. A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem.O bosque é diferente das suas árvores.
A TGS se fundamenta em três premissas básicas, a saber:
a. Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também o supra-sistema faz parte de um supra-sistema maior.Esse encadeamento parece ser infinito. As moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos, e assim por diante.
b. Os sistemas são abertos.É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito deintercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
c. As funções de um sistema dependem de sua estrutura.Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
O conceito geral de sistema passou a exercer significativa influência na administração, sob a óptica da ciência, favorecendo a abordagem sistêmica, querepresenta aorganização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente interno e externo.
Nesse sentido, para a ciência administrativa fazer efeito, é necessária a ciência sistêmica e vice-versa, uma dependente da outra.
A teoria de sistemas penetrou rapidamente na teoria administrativa por duas razões:
Necessidade de integração maior das teorias que precederam, esforço tentado com considerávelsucesso pela aplicação das ciências do comportamento;
A tecnologia da informação trouxe imensas possibilidades de desenvolvimento e operacionalização de ideias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada à administração.
O conceito de sistemas não é uma tecnologia em si, mas é resultante dela.

1.1. Conceito de Sistema
O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva,abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas dando-lhes uma configuração e identidade total. A análise sistêmica - ou análise de sistemas - das organizações permite revelar o "geral no particular", indicando as propriedades gerais das organizações de uma maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos ordinários de análise científica. Em suma, a Teoria de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TG
  • TG
  • TG
  • Tg
  • TG
  • Tg
  • TG
  • TG

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!