Histórico da Profissão de Secretariado

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013

Histórico da Profissão

Para avançar no tema e abordar os itens importantes desta trajetória, torna-se necessário percorrer a história da profissão.


Natalense (1998, p. 4) entende que “o antepassado do profissional secretário foi o escriba- profissional de atuação destacada em toda Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio”.

Segundo Nonato Júnior(2009), o escriba era personagem da antiguidade e que dominava amplos conteúdos intelectuais, principalmente a escrita. O autor aponta para o fato de que outras profissões têm no escriba alguns indícios de seu principio histórico, mas no secretariado isso fica evidenciado.

Ainda de acordo com o autor, os escribas ocupavam funções de secretário, copista, contador, geógrafo, arquivista,historiador, lingüista, escritor e também guerreiro quando acompanhavam o seu líder nas batalhas.

Neves (2008) mostra que os primeiros registros do profissional de secretariado datam dos tempos dos faraós, período em que a atividade era exercida pelo sexo masculino. Em 300 A.C, nos tempos de Alexandre Magno, um secretário tinha como encargo entalhar uma tabuinha de cera com a espátula e combater nasbatalhas contra os inimigos, utilizando-se de espadas. Os que exerciam tal função tinham uma posição de prestígio.

No Baixo Império Romano a palavra secretário era comum e os chamados secretários eram, inclusive, taquígrafos, segundo Natalense (1998). Por outro lado, o autor ressalta que na Idade Média não há conhecimento sobre a presença de secretários, por causa de fatores sócio-econômicose políticos.

O papel de secretário, porém, ressurge durante a Revolução Comercial (1400-1700) por meio do trabalho de assessoria a comerciantes, banqueiros e armadores (NATALENSE 1998). Já em 1860, durante a Revolução Industrial, tivemos o advento da máquina de escrever, que muito contribuiu para a evolução desse profissional, segundo Portela e Schumaker (2006).

Natalense (1998, p.6)apresenta o significado da palavra secretário: “No latim encontramos as palavras secretarium que significa lugar retirado, conselho privado; secretum que significa lugar retirado, retiro, solidão, audiência secreta, particular, segredo, mistério.” Percebe-se por meio do significado dessa palavra que as ações desse profissional sempre foram pautadas pela discrição e ética. Da sua origem à atualidade,esses quesitos sedimentam a essência da profissão, visto que a natureza das atividades pressupõe habilidades e responsabilidade para lidar com informações e situações, de total sigilo e confidencialidade.

Casimiro apud Nonato Júnior (2009, p.90) afirma que:

Ao longo de todo o século XX o número de mulheres exercendo a profissão de secretariado cresceu em todo o mundo, havendo cerca de50.000 no início do século. Por volta de 1911, o crescente número de mulheres na profissão levou com que estas profissionais conseguissem avançar em diversas reivindicações trabalhistas. (CASIMIRO APUD NONATO JÚNIOR, 2009, p.90).


Ainda de acordo com o autor, após a 1ª Guerra Mundial, a maioria das mulheres conseguiu manter o cargo, chegando a mais de 1 milhão de profissionais.

Sabe-setambém que, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os homens foram para os campos de batalha e a procura por esse profissional do sexo feminino aumentou (NEVES, 2008). Portanto, função antes exercida exclusivamente por homens passa a incluir a presença da mulher. Na Europa e nos Estados Unidos, por força das duas guerras mundiais, a mão de obra feminina teve o seu destaque como aponta (RIBEIRO, 2002).Em resumo, ao longo da história, percebe-se que, até o início do século XX, a profissão de secretariado era eminentemente masculina. Mas, a partir das duas guerras mundiais, tivemos a entrada da mulher no mercado de trabalho e, a partir desse período, a profissão torna-se eminentemente feminina (NATALENSE, 1998).

Um dado importante para o presente estudo é que o primeiro curso Técnico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico e evolução da profissão de Secretariado Executivo
  • A profissão de secretariado
  • Historico secretariado
  • Origem da profissão de secretariado
  • Secretariado executivo: profissão ou subprofissão?
  • Importancia e dignidade da Profissao
  • TCC Surgimento da profissão de secretariado
  • A HISTÓRIA DA PROFISSÃO DE SECRETÁRIADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!